Docente do Senac orienta comerciantes sobre a preparação para a Black Friday

Foto: Artem Beliaikin/Unsplash

A Black Friday ocorre no final de novembro, mas comerciantes já devem intensificar os preparativos para aproveitar ao máximo a data, que se consolidou como uma das mais importantes do varejo brasileiro. Segundo a especialista em gestão de negócios e liderança, Kelianuze Olive Mendes Menezes, docente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o segredo da campanha de sucesso está estratégica antecipada.

“Quem começa antes consegue planejar melhor sua campanha e alcançar melhores resultados”, afirma a expert. “O planejamento deve envolver diversas áreas do negócio, como logística, negociação com fornecedores, marketing e tecnologia. A análise de dados de anos anteriores também é fundamental para prever a demanda e ter certeza de que os produtos mais procurados estejam disponíveis”, destaca a professora.

Docente Kelianuze Menezes. Foto: Senac

Principais pontos de atenção

  1. Estoque e logística: revisar níveis de armazenamento, prazos de entrega e parcerias com transportadoras.
  2. Atendimento e pós-venda: treinar a equipe para lidar com o aumento de contatos. O trato com o cliente é diferencial para uma venda de sucesso ou não.
  3. Precificação e descontos: revisar ou montar as estratégias de redução de preço e os planos para promoções.
  4. Marketing multicanal: planejar campanhas em redes sociais, e-mail e anúncios pagos com antecedência.
  5. Infraestrutura digital: para quem vende online, testar o site ou loja virtual para alto tráfego e assegurar segurança no processo de compra.

A especialista também alerta para erros comuns, como a instabilidade em sistemas de pagamento, falta de integração entre áreas e volume insuficiente de mercadorias. A dica é focar em produtos-chave, criar combos atrativos e investir em uma experiência de compra diferenciada. “Embalagens personalizadas, bilhetes de agradecimento e serviço humanizado aumentam a fidelização”, explica Kelianuze Olive Mendes Menezes.

Crédito: Cemig/Adobe Stock

Esses problemas podem gerar reclamações, perda de credibilidade. Os pequenos empreendedores têm espaço para crescer na Black Friday. Além disso, ainda há tempo para capacitar equipes. Treinamentos rápidos em vendas, atendimento e marketing digital podem fazer a diferença. “Equipes treinadas convertem mais, lidam melhor com a alta demanda e reduzem erros”, reforça a especialista em gestão de negócios e liderança.

A docente do Senac finaliza com um conselho: “Antecipação é o maior diferencial competitivo, principalmente para pequenos negócios que dependem de criatividade e organização para competir com grandes varejistas. O cliente busca mais do que um produto: ele busca vivências memoráveis e significativas”, finaliza a colaboradora da instituição de ensino. O Senac Itabira fica na pç. Doutor Acrísio Alvarenga, 7, edifício Praça Sete.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *