Saae vai ao Poder Legislativo explicar crise hídrica

Foto: Jéssica Paiva/CMI

Na terça-feira (23), a Câmara Municipal realizou sua reunião ordinária, e antes de abrir a pauta, todos os vereadores se reuniram com o diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Valdeci Luiz Fernandes Júnior, e sua equipe técnica para tratar da grave estiagem que afeta a cidade, e as medidas de austeridade para minimizar o impacto de crise hídrica, que provocou o racionamento de água. Clique aqui e leia a matéria.

Valdeci Luiz Fernandes Júnio. Foto: Jéssica Paiva/CMI

“Reunimos com a equipe do Saae, quando questionei sobre a possibilidade de utilizar a água que jorra na rua Tenente Cândido Eliziário, Penha, para reforçar o abastecimento. A autarquia explicou que a ausência da autorização impede. E ela pertence a outra empresa, e carece de licença do Estado para a sua utilização no plano de racionamento. A água bruta ainda precisaria de tratamento, e não pode ser utilizada”, destaca o presidente Carlin Filho.

Carlin Sacolão Filho. Foto: Jéssica Paiva/CMI

Ainda conforme a Câmara de Itabira, o diretor-presidente da autarquia confirmou que o rodízio, implementado desde a quarta-feira (24), dividiu a cidade em seis regiões. Cada uma delas terá o fornecimento suspenso um dia por semana, no período entre 7h30 e 21h, exceto aos domingos, quando não haverá a medida. Os parlamentares apresentaram questionamentos e sugestões de melhorias, reforçando a necessidade de ações ágeis e eficazes.

Padre Paulo Leal

Yuyu da Pedreira e padre Paulo Leal. Foto: Jéssica Paiva/CMI

Ainda antes da ordem do dia, foi entregue honraria ao padre Paulo Henrique Leal, proposta pelo vereador Húdson Júnio Diogo dos Santos “Yuyu da Pedreira”, em reconhecimento ao seu trabalho religioso e social junto à comunidade. As discussões na plenária abordaram os seguintes temas: campanha de conscientização sobre a exposição prolongada por crianças e adolescentes com telas; e criação do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Foto: Jéssica Paiva/CMI

Conforme a discussão da matéria em plenário, os recursos seriam destinados a financiar políticas públicas e ações de inclusão social. Os vereadores avaliaram alterações propostas pelo Poder Executivo com emendas apresentadas e analisadas pelos legisladores; e finalmente, o texto que propõe regulamentação da divulgação de fotos e informações de pessoas desaparecidas e instituição da Semana Municipal de Conscientização sobre Pessoas Desaparecidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *