
Matriz de Santo Amaro em Brumal. Foto: Francisco Luz
O distrito de Brumal em Santa Bárbara, à 85 quilômetros de Itabira, teve sua Igreja Católica contemplada pela Plataforma Sementes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Nesta quarta-feira (3) aconteceu solenidade de reinauguração da Igreja Matriz de Santo Amaro, localizada no distrito de Brumal. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o imóvel começou a ser construído em 1727.
A restauração do templo integra o programa Minas para Sempre, iniciativa do MPMG e do Governo de Minas para preservar o patrimônio cultural do Estado. A recuperação foi selecionada para receber recursos de medidas compensatórias ambientais. Além da restauração da estrutura (alvenaria, cobertura, forro e esquadrias) contemplou ainda Curso de Qualificação Profissional em Preservação e Conservação de Bens Culturais.
Essa ação educativa formou 13 alunos em técnicas de preservação do patrimônio cultural. “Essa igreja representa muito para os moradores de Brumal, mas também para todos os mineiros. É uma alegria participar deste momento tão especial”, afirmou o coordenador estadual das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural, Marcelo Maffra. A cerimônia contou com moradores do distrito e autoridades públicas.
A plataforma Sementes viabiliza iniciativas que beneficiam pessoas e meio ambiente. É alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça do Estado possam destinar recursos de medidas compensatórias a projetos de interesse socioambiental que proporcionem resultados à sociedade. Igreja matriz do distrito de Brumal é restaurada com recursos desta iniciativa do MPMG.
Deixe um comentário