
Newton Baiandeira. Foto: Divulgação
Todo o evento terá entrada franca e classificação livre
Itabira vai celebrar o “Festival Baiandeira” entre os dias cinco e sete de setembro. O evento teve sua programação oficial publicada nesta sexta-feira (29) e conta com shows, exposição, feira de artesanato e arte, além da audição do CD “O Trem que leva Minas” do cantor, compositor, poeta, artesão, artista plástico e ativista cultural Newton Baiandeira. Os palcos da programação gratuita serão no coreto Newton Baiandeira na praça Vereador José Máximo Resende Filho e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).
Agente cultural local por mais de 40 anos, com projetos no Brasil e também no exterior, Cléber Camargo Rodrigues será o produtor do evento. “Poder participar de um evento em homenagem à obra, vida e memória do mestre Newton Baiandeira é uma oportunidade e uma alegria sem precedentes. Baiandeira era um grande amigo e parceiro de sonhos. É preciso mostrar às novas gerações que um dos maiores compositores de Minas Gerais tinha nossa Itabira como fonte de inspiração,” afirma.

Viúva de Newton Baiandeira, Socorro Rocha; e o produtor do evento, Cleber Camargo. Foto: Arquivo
“Trazer a obra do meu pai ao palco é manter viva uma parte da história cultural. Cada música é pedaço da nossa memória. O duo nasceu do desejo de celebrar Newton Baiandeira, mas também de apresentar criações inspiradas no universo poético que ele nos deixou. Acreditamos que valorizar o artista da terra e a música autoral é fundamental para fortalecer a cultura e a identidade”, disse Naná Villar, filha do homenageado. Ela vai se apresentar através do duo “Baiandeira em Dois” com o músico Leonardo Madeira.
Newton Reis Rocha “Baiandeira” nasceu em 1952, e foi uma das figuras centrais da cultura local, premiado 37 vezes em festivais de música pelo Brasil. O próprio artista assumiu ser itabirano e criou “O Trem que Leva Minas”, hino afetivo da cidade. Ele faleceu em 13 de setembro de 2012. O evento é realizado pelo Espaço Cultural Newton Baiandeira, Grupo 4º Plano de Cultura, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com a Associação Comunitária do Bairro Campestre (Acobac).

Naná Villar. Foto: Divulgação
Programação completa
05 de setembro – sexta-feira
Local: Coreto Newton Baiandeira | Praça do Campestre
20h – Audição do CD “O Trem que Leva Minas”
21h – Show Trio Doce de Côco (chorinho e música instrumental brasileira)
06 de setembro – sábado
Local: FCCDA
20h – Show Poemas e Canções com Baiandeira em Dois (Naná Villar e Leonardo Madeira) com participação de Luizinho Lima
21h – Show Maíra Baldaia com participação de Elisa de Sena | Show de Encerramento da Turnê “OBÍ”

Maíra Baldaia. Foto: Lu Diniz
07 de setembro – domingo
Local: Praça do Campestre
10h – Abertura da Feira do Campestre (arte, artesanato, quitandas e praça de alimentação)
11h – Abertura da Exposição “Baiandeira – Infinito Presente” | Participação Especial: Baiandeira em Dois
13h – Baile Black Star
15h – Show Manu e Banda Contrariando as Estatísticas
16h30 – Show Grupo Sambêz
20h – Show Sérgio & Delson com Pedro Augusto, Rosa Márcia, Dáuria Jabour e Áurea Gold
Deixe um comentário