
Foto: Secretaria de Comunicação da Unifei
O projeto Enactus da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi destaque no Encontro Nacional Enactus Brasil (ENEB), realizado em Belém (PA), em julho. O evento é o principal momento do calendário anual da rede Enactus no país e reúne centenas de estudantes e líderes para compartilhar experiências, apresentar soluções e competir pelo título nacional. Na ocasião, a equipe conquistou o Prêmio ODS 12, com o projeto ReNutrir, reconhecido como a iniciativa que mais se destacou na promoção de padrões de consumo e produção sustentáveis.
O time também foi premiado no Top Três do Prêmio Inovação Social, com o projeto Ycatu, promovido pela Amanco Wavin & Enactus Brasil, que oferece suporte técnico e financeiro a soluções de impacto selecionadas em edital. Os estudantes ainda tiveram um relato de experiência classificado entre os 16 melhores da rede, no III Simpósio Nacional de Extensão. O trabalho, intitulado “Biofossa: uma solução de baixo custo para o saneamento rural” apresentou uma alternativa sustentável para comunidades da zona rural. A Enactus é uma organização internacional presente em 30 países.

Foto: Secretaria de Comunicação da Unifei
Com apoio de líderes acadêmicos e empresariais, a rede já impactou mais de 13 milhões de vidas no mundo todo, por meio de projetos que unem impacto social, econômico e ambiental. Baseados na Agenda 2030 da ONU e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os times universitários da Enactus transformam desafios reais em oportunidades, utilizando o empreendedorismo social como ferramenta de mudança. Em oito anos de atuação, o time já envolveu estudantes de diferentes cursos, alinhando a formação acadêmica com a prática do empreendedorismo social.
O objetivo é ampliar o impacto positivo dentro e fora da universidade. A ferramenta ainda conecta mais de 42 mil estudantes todos os anos. Criado em 2023, o projeto Ycatu promove acesso ao saneamento básico para moradores da zona rural de Itajubá, por meio da instalação de círculos de bananeiras e biofossas. O projeto ReNutrir, mais recente iniciativa do grupo, busca criar um ciclo sustentável por meio da compostagem de resíduos orgânicos. O projeto reduz o descarte inadequado de restos de alimentos, fortalece a economia de produtores orgânicos e agrega valor social.
Deixe um comentário