O Programa Cemig Agro completa um ano, ampliando a energia no interior do Estado

Equipe Cemig Agro. Crédito: Cemig/Divulgação

Recentemente, com a instalação da nova base do programa Cemig Agro em frente no interior do Estado, as cidades mineiras viram a solução ao problema. Exemplo, é a agente comunitária Erica de Souza chegava de seu trabalho na Unidade Básica de Saúde (UBS) para fazer suas tarefas domésticas, mas as oscilações de tensão em sua residência não deixavam a máquina de lavar roupa funcionar, atrasando o serviço, que ela só conseguia ligar o equipamento pela manhã. O problema fazia com que os aparelhos de maior potência não funcionassem e até as luzes da sua casa ficavam piscando no horário de pico. O programa completou um ano de funcionamento.

Após encontrar com uma equipe da Cemig, foi constatado o problema de tensão na rua em que Erica de Souza mora.  Em menos de 20 dias, a Cemig iniciou uma obra que melhorou a qualidade de energia fornecida para a região, trazendo conforto e mais bem-estar para a vizinhança. As equipes da empresa concluíram uma obra de reforço na rede elétrica que atende a região da casa da Erica, trocando postes e substituindo cabos convencionais por cabos isolados, que são mais robustos e modernos. Foram instalados ainda outros dois novos transformadores, redividindo os circuitos e trazendo um maior equilíbrio de cargas para o local, totalizando um investimento de mais de R$ 60 mil.

Desde janeiro, quando mais de 220 técnicos treinados começaram a trabalhar nas regiões, até julho, foram realizados 122 mil serviços, incluindo emergenciais, preventivos, vistorias, podas de árvores e limpezas de faixas. Dentro do maior ciclo de investimentos da história da companhia, cerca de R$ 11 bilhões serão investidos até 2027 em áreas com impacto direto ao setor Agro. Entre as ações estão a construção e ampliação de mais de 200 subestações, a instalação de 30 mil km de redes trifásicas e a instalação de mais de três mil religadores automáticos, que podem restabelecer o serviço de energia remotamente, dependendo da causa, sem a necessidade de deslocamento de equipes.

“O Agronegócio é um dos setores de maior impacto na economia mineira, e a Cemig está tratando os produtores com a importância que eles merecem, com um aporte significativo de investimentos que induzem o desenvolvimento do setor, gerando empregos e renda em todas as regiões”, afirma o vice-presidente de Executivo da Cemig, Marcos Montes. O Cemig Agro também melhorou a interlocução entre os sindicatos e associações de produtores rurais de Minas. O programa possui um telefone exclusivo de atendimento (0800-721-6600) pelo qual as instituições representativas conseguem enviar suas demandas e agilizar soluções. Desde junho de 2024, mais de 70 mil demandas foram atendidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *