Conheça as propostas aprovadas pelo Parlamento Jovem – Polo do Médio Piracicaba

Foto: Marco Antônio Bicalho/Assessoria de Comunicação

Os alunos de São Gonçalo do Rio Abaixo participaram nesta quinta-feira (14) da Plenária Regional do Parlamento Jovem de Minas, edição 2025. O evento, sediado em Santa Bárbara, reuniu estudantes das cidades inseridas no Polo Médio Piracicaba, que participaram das discussões e votações das três propostas elaboradas ao longo do ano. Com o tema “Juventude e Direitos Culturais”, os participantes debateram ideias e apresentaram sugestões para políticas públicas.

Foto: Marco Antônio Bicalho/Assessoria de Comunicação

Participaram: às Câmaras Municipais de Catas Altas, Itabira, Nova Era, Rio Piracicaba, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo. O presidente do Poder Legislativo são-gonçalense, Marlon Tulio Pessoa Costa, acompanhou a atividade. Na Plenária Regional, os jovens debateram as propostas mais relevantes nas etapas municipais e definiram, por meio de votação, aquelas que serão levadas à Plenária Estadual, em Belo Horizonte, com representantes de todo o Estado.

Foto: Marco Antônio Bicalho/Assessoria de Comunicação

Subtema 1: A Juventude como Direito

Lançamento, pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), de editais específicos para expressões culturais juvenis, como grafite, hip hop, batalhas de rimas, slam, moda urbana e música independente. Esses editais devem incentivar a criação, o aprendizado e a divulgação da arte feita pelos jovens, valorizando sua criatividade.

Foto: Marco Antônio Bicalho/Assessoria de Comunicação

Subtema 2: A Organização das Políticas Culturais e a Participação Social

Realização do Festival Jovem de Cultura e Hackathon Criativo, unindo expressões artísticas juvenis (música, dança, teatro, grafite, audiovisual) a um desafio de inovação, no qual jovens desenvolvem soluções tecnológicas e culturais para problemas reais de suas comunidades, fomentando inovação, protagonismo juvenil e economia criativa.

Foto: Marco Antônio Bicalho/Assessoria de Comunicação

Subtema 3: Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania

Criação de cursos técnicos e oficinas culturais para capacitar jovens em áreas de mineração sustentável, patrimônio geológico e educação ambiental, aliando inovação tecnológica, preservação ambiental, valorização cultural e geração de renda.

Próxima etapa

Marlon Tulio Pessoa Costa e Giovana Malta Fonseca. Foto: Marco Antônio Bicalho/Assessoria de Comunicação

Foram eleitos seis alunos, um de cada cidade, para representar o Polo Médio Piracicaba, na Plenária Estadual, em setembro. A aluna Giovana Malta Fonseca alcançou 61 votos e será a voz são-gonçalense na capital. “A Câmara de São Gonçalo reafirma seu compromisso com a formação política da juventude e parabeniza todos os estudantes envolvidos pelo empenho e seriedade com que conduziram os trabalhos”, cita em nota. A coordenação do projeto é da Escola do Legislativo “Isabel Rodrigues”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *