Unidade da FSFX completa 14 anos como referência em serviços oncológicos

Unidade de Oncologia do HMC. Foto: FSFX

Há 14 anos, um novo capítulo de esperança começou a ser escrito no Vale do Aço. Em 2011, o então Centro de Oncologia e Radioisótopos deu lugar à Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha (HMC), incorporando o serviço à estrutura hospitalar da Fundação São Francisco Xavier (FSFX). Desde então, o que se viu foi uma jornada marcada por avanços tecnológicos, protocolos de excelência e histórias de vida, coragem e acolhimento. A Unidade de Oncologia do HMC se tornou sinônimo de confiança e cuidado humanizado.

“Consolidamos não apenas um serviço de excelência, mas um verdadeiro espaço de acolhimento e cuidado integral à vida. O paciente é o centro de tudo o que fazemos. Nosso compromisso vai além da nossa tecnologia de ponta, mas está em cada gesto, em cada palavra, no respeito à dor e na promoção da dignidade. Essa unidade é um marco para a saúde da nossa região e um orgulho para toda a FSFX”, destaca Flaviano Feu Ventorim, diretor-presidente da FSFX. Mais de 85% dos atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Janeth Neves. Foto: FSFX

“Eu vinha do momento de fragilidade, após um diagnóstico que ninguém quer receber. Mas, ao chegar à Unidade de Oncologia do HMC, fui acolhida de forma que me fez acreditar na cura. Os médicos, técnicos, recepcionistas, enfermeiros, me explicaram com clareza, empatia e carinho, os tratamentos. A gente vai para tomar remédio e acaba recebendo doses de amor e motivação”, compartilha a paciente Janeth Neves Costa Leite. A unidade combina alta complexidade em quimioterapia, radioterapia, cirurgia e medicina nuclear.

Ela conta que sua mãe, também vítima do câncer, não teve acesso ao mesmo cuidado na época. “Minha mãe teve que ir para Belo Horizonte. Hoje, temos aqui em Ipatinga um serviço que respeita o paciente. Tive acesso à Toca Paxman, uma crioterapia que me permitiu manter meus cabelos durante a quimioterapia. Isso é mais que tecnologia, isso faz toda a diferença no bem-estar, no emocional da mulher, para se sentir bem e para estar respondendo positivamente ao tratamento”, complementa.

Alcione Teixeira. Foto: FSFX

“Receber o diagnóstico e viver o processo de tratamento é muito difícil, mas a experiência de ser tratada na Unidade de Oncologia é a melhor possível. Fui acolhida como pessoa, me viram além da doença. Isso me deu confiança para lutar e contribuiu para o sucesso do meu tratamento. Só tenho a agradecer a cada profissional que fez e faz parte da minha trajetória de cura”, exalta outra paciente, Alcione Teixeira Lopes, destacando que a FSFX segue investindo em inovação.

Por meio do seu Centro de Pesquisa Clínica, a FSFX conduziu diversos estudos sobre a enfermidade, com destaque atual para protocolos voltados ao câncer de pulmão e endométrio. Nove participantes estão em diferentes etapas de acompanhamento, ampliando as possibilidades de novos tratamentos para a população O serviço de oncologia conta com o moderno Positron Emission Tomography (PET-CT), um dos exames mais avançados para diagnóstico e acompanhamento da doença, integrado ao Centro de Medicina Nuclear.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *