Prazo de cadastramento para novos alunos da Educação Infantil, em 2026

Foto: Filipe Augusto/Ascom/PMI

Está aberto o prazo de cadastramento para crianças de quatro e cinco anos, a serem inseridas na pré-escola da Educação Infantil. O ingresso na rede será no ano de 2026. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (4), e serão finalizadas em oito de setembro. A faixa etária do público-alvo considera completar a idade definida até o dia 31 de março do próximo ano, e que ainda não estejam matriculadas na Rede Municipal.

As inscrições podem ser feitas de duas formas: presencialmente, em todas as escolas da rede, mesmo aquelas que não ofereçam o segmento de educação infantil, em dias úteis, entre segunda e sexta-feira, das 8h às 16h; ou pela internet, pelo preenchimento de dados, basta clicar aqui. A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que as crianças já matriculadas nas creches ligadas ao município não necessitam se cadastrar.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Itabira

Eles serão encaminhados automaticamente conforme o endereço registrado no ato do procedimento. No caso de alunos matriculados no 1º período em 2025, eles prosseguirão nas mesmas instituições, desde que a escola oferecer o segmento de educação. O encaminhamento será realizado segundo o endereço informado pelos pais e/ou responsáveis. O aluno será encaminhado à unidade mais próxima de onde mora.

Mas será considerada a atual disponibilidade de vagas, dentro das especificações necessárias ao Ensino Infantil. Em caso de indisponibilidade de oportunidades na primeira escola próxima, a criança será encaminhada à próxima, e assim de forma sucessiva, sempre obedecendo ao território mais próximo da residência. As escolas da rede municipal oferecerão apoio aos pais ou responsáveis, que não possuem acesso à internet.

Foto: Filipe Augusto/Ascom/PMI

A listagem com nomes dos alunos e encaminhamentos estará disponível nas escolas na primeira quinzena de novembro, ainda neste ano, quando a matrícula deverá ser efetivada presencialmente pelo responsável legal, no prazo determinado dentro da segunda quinzena do mês de novembro. Será exigida a apresentação de todos os documentos necessários. O descumprimento implicará em novos cadastros e análise, para a matrícula.

Para o cadastro presencial, é necessário apresentar:

  • Certidão de nascimento da criança;
  • CPF da criança (se houver);
  • Documento de identidade do responsável legal;
  • Comprovante de endereço (Cemig, Saae ou telefonia, em nome dos pais);
  • Comprovante de cadastro na Unidade Básica de Saúde (cartão de vacina);
  • E informar sobre a existência de necessidades educacionais especiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *