Durante Seminário no Vale do Aço, Polo Cine Vales é reconhecido como Arranjo Produtivo Local

Foto: Divulgação

O Seminário Polo Cine Vales, realizado em julho em Coronel Fabriciano e Ipatinga, no Vale do Aço, consolidou o setor audiovisual da região, ao reunir mais de 100 participantes em oficinas, debates e apresentações. O ponto alto foi o reconhecimento oficial do Polo como Arranjo Produtivo Local (APL), entregue por Fernando Abreu, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE). Também participaram representantes e produtoras de 26 municípios, fortalecendo alianças para fomentar a indústria do cinema. O evento contou com a presença da Subsecretária de Cultura Maristela Rangel, do assessor Matheus Rufino (Secult-MG) e do gerente da Empresa Mineira de Comunicação, Pablo Pires, que ressaltaram o potencial econômico do audiovisual no desenvolvimento regional.

Foto: Divulgação

A programação incluiu oficinas de formação e debates sobre políticas públicas, infraestrutura, Film Commission Regional e acesso a editais estaduais e federais. Estiveram presentes nomes como o do cineasta Lírio Ferreira, documentaristas Éderson Caldas e Sávio Tarso, além de representantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Centro Universitário de Caratinga (UNEC), Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) e Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), reafirmando a conexão entre academia e produção audiovisual. Inspirado pelo modelo de Cataguases, apresentado por César Piva, o Polo Cine Vales anunciou planos concretos: criação de estúdios, lançamento de festival regional, capacitação contínua, produção de novos filmes e atração de produções nacionais para a região.

Foto: Divulgação

Agora reconhecido como Arranjo Produtivo Local, o Polo Cine Vales passa a acessar recursos significativos para investir na indústria do audiovisual, beneficiando diretamente as cidades parceiras em estúdios, formação, cineclubes e infraestrutura de produção. Oportunidade estratégica de transformar a força cultural dos Vales em desenvolvimento econômico, inovação e geração de renda. O Polo Cine Vales está aberto à entrada de novos municípios, que queiram se integrar a esse movimento estratégico de desenvolvimento regional, baseado na força econômica do cinema. Também oportunidade concreta de transformar a vocação cultural, em economia, inovação e renda local. Contatos podem ocorrer pelo e-mail polocinevales@gmail.com ou pelo WhatsApp: 31-99590-4537.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *