Vitrine mundial da cachaça de alambique, Expocachaça 2025 celebra sua maior edição

Crédito: Douglas Alessandro

Entre os dias sete e nove de agosto, Belo Horizonte se torna a capital mundial da cachaça de alambique com a realização da 34ª Expocachaça, evento pioneiro do setor. Neste ano, o evento se consolida como hub de fomento cultural, gastronômico e empreendedor ancorando mais dois eventos: a 18ª BrasilBier ampliando a visibilidade das cervejas especiais brasileiras; e a 3ª edição do Minas + Doce, plataforma que traz visibilidade à riqueza cultural da produção de doces do Estado de Minas.

O evento acontece todos os dias das 12h às 00h no CenterMinas Expo localizado na avenida Pastor Anselmo Silvestre, 1495, bairro União, com uma programação intensa nos formatos B2B (feira de negócios) e B2C (festival aberto ao público). Ingressos já estão à venda no site Ingresse (www.ingresse.com/expocachaca) e na bilheteira do evento. Duzentos e cinquenta expositores de 18 Estados ocuparão integralmente os mais de 12.170 m² do espaço distribuído em estandes coletivos e individuais.

Mais de duas mil marcas de produtos serão apresentadas, assim como insumos e equipamentos de toda a cadeia produtiva. A previsão é de que a feira movimente R$ 30 milhões durante e pós-evento. A realização da Expocachaça desde 1998 foi um importante movimento para que a cachaça, antes vista de forma depreciativa, passasse a ser reconhecida como um destilado nobre, produzido dentro de padrões de qualidade que impulsionam inclusive a ampliação de seu consumo no mercado nacional e internacional.

“Mais uma vez reforçamos nossa missão de promover a cachaça de alambique, agregando valor ao produto e fomentando negócios em todo o ecossistema. É interessante dizer que esta trajetória que iniciamos há 27 anos com a cachaça de alambique é a mesma que realizamos há 18 anos com a cerveja artesanal e agora há três com a doçaria mineira. Estas iniciativas fomentam nossos patrimônios históricos, culturais e gastronômicos”, afirma José Lúcio Mendes, idealizador da Expocachaça.

A 34ª Expocachaça, 18ª BrasilBier e 3ª edição do Minas + Doce têm o patrocínio do Sicoob Divicred e apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, realizados através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e do patrocínio da Companhia Energética do Estado de Minas Gerais (Cemig). Somadas todas as edições, o evento gerou cerca de R$ 500 milhões em negócios, e recebeu aproximadamente 2,36 milhões de visitantes. Informações adicionais no link: expocachaca.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *