
Crédito: Aline Ferreira
O 51º Festival de Inverno de Itabira chega ao seu segundo dia neste sábado (5), com programação diversificada que contempla oficinas de artes cênicas, teatro infantil, intervenções urbanas e uma sequência de apresentações musicais na Concha Acústica. A principal atração da noite será a banda pernambucana Nação Zumbi, conhecida por sua fusão de maracatu e manguebeat. A abertura oficial foi na véspera na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) com grande público. Houve intervenção cultural com membros da Escola Livre de Música de Itabira (ELMI) e apresentação de mini-doc “Ser Cultural”, com a história da FCCDA, em um recorte histórico, contada por alguns personagens ao longo dos últimos 40 anos. Antes as autoridades se manifestaram sobre a tradição e longevidade do evento.

Crédito: Aline Ferreira
As atividades não param, e as oficinas se destacam. São atividades que buscam estimular o aprendizado artístico e a troca de experiências entre público e ministrantes. Começou as turmas da oficina “Teatro e o brincar: é só começar!”, conduzida por Nanda Bissiati na Casa 77 (rua Dr. Alexandre Drummond, 62), voltada para crianças de cinco a 10 anos, utilizando jogos teatrais como ferramenta de desenvolvimento criativo e expressão livre. São três horários disponíveis, um no começo do dia, e duas oportunidades no período vespertino. Também na parte da tarde, no Centro de Eventos do Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD), maiores de 16 anos podem participar da oficina gratuita de “Teatro de Sombras” com Silvana Marcondes e Urga Maira. A atividade explora a criação de silhuetas e cenas inspiradas em Carlos Drummond de Andrade.

Crédito: Aline Ferreira
O Núcleo de Criação LuarAzul apresentou durante a manhã, intervenção urbana “Comadres Mineiras” no Centro Comercial do bairro Major Lage de Baixo, região do Caminho Novo. Com uma linguagem bem-humorada e crítica, a performance leva o teatro para o cotidiano da cidade, estabelecendo um diálogo direto com o público em espaços abertos. Às 16h, no teatro da FCCDA recebe o espetáculo infantil “O Pequeno Príncipe de Papel”, do grupo Girino. Inspirada no clássico de Antoine de Saint-Exupéry, a montagem utiliza técnicas de manipulação, recortes e ilustrações para criar uma narrativa visual poética voltada para todas as idades. A programação musical na Concha Acústica às 19h30 com o show “Venal Elétrico”, do cantor itabirano Igor Venal, que apresenta repertório autoral com influências da MPB e do rock alternativo.
Às 21h, Tizé sobe ao palco com o show “Natural”, que reúne elementos de rock, reggae e música brasileira contemporânea. O encerramento da noite será às 22h30 com show de Nação Zumbi. Formada em Recife, a banda é uma das mais importantes representantes do movimento manguebeat e traz à Itabira a potência de seu “Maracatu de Uma Tonelada”; título de uma de suas músicas e expressão que sintetiza a força, o peso e o impacto do som do grupo, que combina ritmos tradicionais nordestinos, rock, percussão eletrificada e crítica social. A entrada de todas as atividades é gratuita, sem retirada de ingresso. “Para aproveitar tudo, chegue cedo”, disse Vanessa de Faria, superintendente da FCCDA, no evento de abertura. Por medidas de segurança, o local dos shows, tem limitação de público, seguindo recomendação do Corpo de Bombeiros.
Deixe um comentário