O Procon da Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo segue auxiliando a população. O órgão de Defesa do Consumidor realizou, no mês de junho, 32 atendimentos, através dos profissionais que atuam na Sede do Poder Legislativo. Dentre as demandas atendidas, houve a realização de audiência de conciliação, resultando em acordo entre as partes. Das solicitações, 20 delas foram resolvidas mediante contato telefônico ou envio de e-mail com os consumidores recebendo orientação. Em 12 casos, a situação encontra-se pendente, aguardando retorno das partes reclamadas.
Permanecem em aberto, cinco demandas do mês anterior, seis no mês de abril, quatro referentes ao terceiro mês do ano, e duas situações referentes ao mês de fevereiro. As demandas não solucionadas aguardam manifestação por parte das empresas, alvo das queixas registradas pelos consumidores em questão. Diferentemente do mês anterior, a demanda mais requisitada foi relacionada a cobranças indevidas ou desconhecidas, superando os atendimentos para descontos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Confira a amplitude do trabalho no infográfico:

Crédito: CMSGRA
Dentre as cobranças indevidas de bancos e associações, seis casos resolvidos, e cinco aguardam retorno. Em relação aos descontos no INSS, foi realizada orientação em relação às queixas, além de cinco verificações de desconto e solicitação de análise. Outras três questões foram solucionadas, e três aguardam solução. Quanto à devolução, troca, cancelamento de produto ou serviço, duas situações resolvidas e três esperando resposta. Atendimentos de orientações, esclarecimentos de dúvidas e análise de documentação, quatro alcançaram resolução, com uma delas continua pendente.
Todas as tratativas foram resolvidas para consulta de situação de Cadastro de Pessoa Física (CPF), consulta para situações suspeitas de golpe, e problemas com planos de internet. As atividades na ferramenta de Defesa do Consumidor começaram em 2013, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), com atendimentos no formato online. Mas, desde 2017, o órgão ganhou vida própria, com espaço físico e atuação independente, com o Serviço de Orientação e Defesa do Consumidor, realizando incontáveis casos solucionados pelos profissionais.
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