A Câmara Municipal de Itabira realizou nesta terça-feira (1º) sessão ordinária com análise de projetos voltados à proteção animal, inclusão de pessoas e modernização da acessibilidade, além da apresentação de indicações com demandas de diferentes bairros. Foram aprovadas homenagens a destaques em contribuições sociais, esportivas, profissionais e culturais. Lideranças religiosas, profissionais de medicina, atuantes em questões comunitárias e políticas.
Entre os projetos discutidos, destaca-se a proposta que cria a Lei de Proteção Animal. A matéria recebeu parecer favorável e segue para a próxima etapa de tramitação. Já a proposta que institui um censo qualificado para mapear pessoas com sintomas ou características neurodivergentes foi retirada temporariamente de pauta, após pedido de vistas feito pela vereadora Dulce Citti. A ideia da parlamentar é se aprofundar na avaliação do texto.
Houve a aprovação da mudança do símbolo internacional de acessibilidade. O novo modelo, recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), agora, será adotado oficialmente no município. A medida visa modernizar a comunicação visual e ampliar a inclusão de pessoas com deficiência. Os parlamentares apresentaram indicações de obras, reformas, redutores de velocidade, calçamento, iluminação pública e realização de eventos de juventude e educação.
Deixe um comentário