Oficina do Parlamento Jovem são-gonçalense estimula criação de propostas para plenária

Fonte: Cãmara de São Gonçalo

A Câmara de São Gonçalo realizou segunda-feira (23), a 10ª oficina do Parlamento Jovem (PJ), fomentando debates e capacitação política entre os estudantes. O encontro aconteceu na Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos, por meio da Escola do Legislativo “Isabel Rodrigues”, para estimular a criação de propostas para serem debatidas na reunião plenária.

O encontro contemplou a Formação Temática, guiada pelo tema anual do PJ 2025 “Juventude e Direitos Culturais”, com os subtemas: “Cultura como Direito”, “Participação Social” e “Preservação de Patrimônio”, em consonância com o programa estadual do projeto. Os jovens realizaram diagnóstico da realidade local, identificando desafios no acesso à cultura e aos espaços de expressão artística.

Em seguida, produziram ideias práticas, com foco em: criação de espaços culturais juvenis, como centros, oficinas, eventos, em âmbitos municipal, regional e estadual; estabelecimento programas de incentivo à arte aos jovens, com apoio a iniciativas estudantis; além do fortalecimento de parcerias entre o Poder Legislativo são-gonçalense, instituições de ensino e entidades culturais.

As propostas criadas serão analisadas na próxima Plenária Municipal do Parlamento Jovem, quando os projetos serão debatidos e votados pelos próprios estudantes do ensino médio, simulando os debates realizados pelo Poder Legislativo Municipal. A partir das discussões, serão escolhidas duas proposições para a Plenária Regional, do programa político.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *