Itabira ganha a “Abanita”, Associação dos Produtores de Banana

Alamir Zeferino. Crédito: Abanita/Divulgação

Foi fundada oficialmente nesta quarta-feira (18), na sede do Sindicato Rural, a Associação dos Produtores de Banana de Itabira (Abanita). Entidade que passa a coordenar toda a representação do segmento. Pessoa jurídica capaz de celebrar convênio, alinhar entendimentos, termos de fomento e parcerias com as esferas do Poder Público, além de garantir novas plataformas ao mercado, como inovações em distribuição, armazenamento e precificação dos produtores. Ora, a Abanita tem como foco as bananas-prata e caturra, madura e climatizada, mas com a demanda em crescimento, há a possibilidade de diversificação. A missão de liderar esse grupo é do presidente eleito por aclamação, na data da fundação, chapa-única, encabeçada pelo produtor rural Alamir Batista Zeferino, que coordenava o grupo que fundou a Associação.

Crédito: Abanita/Divulgação

A Abanita conta com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). O técnico extensionista da empresa pública vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA), cofundador da entidade, Mauro Lúcio Ferreira, participou efetivamente da criação da Associação. “Foi realizada a Assembleia de fundação com participação boa e de grande público. Foram cerca de 50 presentes, atuais produtores, que fazem parte do grupo que trabalha no programa AgroWin e demais interessados. A história foi apresentada, mostrando a sua evolução, mesmo sem a formalidade, já se reunindo há praticamente cinco anos”, revela. Os produtos já são vendidos por uma série de comerciantes de Itabira.

Crédito: Abanita/Divulgação

São 26 produtores trabalhando para o desenvolvimento da cadeia produtiva da banana. “A Assembleia foi tranquila. Partiu-se para a discussão do estatuto, aprovado com pequenas modificações, e por unanimidade”, acrescenta Mauro Ferreira. A diretoria ficou definida, assim como os membros do Conselho Fiscal. Alamir Zeferino (presidente), Antônio Nazareno (vice), Lourival do Macuco e Neuza dos Gatos (diretores). O Conselho Fiscal teve a seguinte composição: Raimundo Ascênio, Adenilson e Juvenil, das localidades de Macuco e Montes Claros, como titulares; Luiz Duarte, Luiz Francis e Lindinaldo, escolhidos como suplentes. Todos receberam votos favoráveis de todos os participantes.

Crédito: Abanita/Divulgação

“A Abanita incorporou como sócios-fundadores, 17 produtores que já faziam parte do AgroWin, e na Assembleia, outros nove se filiaram. O estatuto prevê a entrada de novos membros, desde que atendam o critério de anuência para ingresso. Como próximos passos, haverá o registro da ata e estatuto no Cartório de Títulos e Documentos. Para assim, solicitar seu reconhecimento no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), e também inscrição estadual e municipal. Com essas documentações, a instituição se torna pessoa jurídica, para apoiar seus associados em diversos serviços, promovendo o desenvolvimento dos produtores da cadeia produtiva da banana”, finaliza o técnico extensionista. São parceiros: Emater, Prefeitura de Itabira, Acita e Sindicato Rural de Itabira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *