Ações propõem nortear desenvolvimento do campus Itabira da Unifei

Crédito: Filipe Augusto/Acom/PMI

A Prefeitura de Itabira e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) assinaram, nesta terça-feira (21), Protocolo de Intenções para potencializar o desenvolvimento do campus de Itabira. O documento elenca cinco ações de curto prazo que vão desde o avanço físico, à concepção de projetos de pesquisa e inovação. O documento foi assinado pelo prefeito Marco Antônio Lage e o novo reitor, Marcel Fernando da Costa Parentoni, em sua primeira visita ao chefe do Poder Executivo, na data.

Crédito: Filipe Augusto/Acom/PMI

Acompanharam o ato, os secretários municipais Leonardo Guerra (Desenvolvimento Econômico), e Marinésia Makatsuru (Obras e Zeladoria Urbana), e José Maciel Paiva (Itabira Sustentável), além do professor Fabrício Vieira de Andrade. As autoridades buscam realinhamento para potencializar resultados da parceria entre as entidades. O protocolo se baseia em três premissas: ampliação de alunos; desenvolvimento físico do campus; e seu papel no programa Itabira Sustentável.

Reitor da Unifei. Crédito: Filipe Augusto/Acom/PMI

Itens descritos:

Iniciar discussão com o Ministério de Educação (MEC), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Governo de Minas Gerais para definir estratégias de desenvolvimento do campus. Definir estratégia de ocupação para os novos prédios em construção, com ênfase na pós-graduação, pesquisa e inovação, bem como no avanço da expansão das atividades de graduação. Rever o escopo, as metas e a gestão dos convênios já estabelecidos entre a Prefeitura de Itabira e a instituição acadêmica.

Marcel Fernando da Costa Parentoni e Marco Antônio Lage. Crédito: Filipe Augusto/Acom/PMI

Apresentar ao Governo Federal projeto de criação de um Centro da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) no campus Itabira, para adequação às metas do programa Itabira Sustentável, tendo como foco o escalonamento de tecnologias voltadas à valorização de rejeitos de mineração, materiais avançados para produção limpa de energia e remediação ambiental. Elaborar um estudo de viabilidade para a criação de moradias estudantis, bem como, estratégias de fixação na pós-graduação.

Crédito: Filipe Augusto/Acom/PMI

Obras

As autoridades visitaram as obras de três prédios da Unifei, que estão em avançado estado de entrega, já na fase de acabamento. Marco Antônio Lage explicou que a Prefeitura de Itabira investiu cerca de R$ 70 milhões nas obras, e que o município está em discussões adiantadas com a Vale para uma repactuação dos valores acordados em 2019. Com a pandemia houve considerável reajuste na mão de obras especializada de construção civil, assim como nos materiais usados, aumentando os cursos da intervenção.

Crédito: Filipe Augusto/Acom/PMI

“Temos a Unifei como muito importante para o presente e para o futuro de Itabira. Por isso temos conversado tanto com a Vale para avançarmos ainda mais no aspecto físico e, paralelamente, dialogando com a reitoria para darmos um novo sentido à universidade. É fundamental essa aproximação com o novo reitor e fiquei extremamente feliz por ele compartilhar de pensamentos semelhantes ao da nossa gestão. Estou certo de que serão anos de desenvolvimento”, comentou o prefeito Marco Antônio Lage.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *