Centro Tecnológico para o Pré-Sal Brasileiro é instalado na Unifei em Itajubá

Imagem aérea do CTPB. Fonte: Secom/Unifei

Nesta quarta-feira (18), a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) inaugurou o Centro Tecnológico para o Pré-Sal Brasileiro (CTPB). Com a presença de autoridades, representantes de empresas, instituições, funcionários, servidores e discentes, o evento foi realizado no próprio laboratório. As obras do CTPB tiveram início em 2021, com investimentos superiores a US$ 60 milhões provenientes do consórcio de Libra.

Localizado na expansão da Unifei, dentro do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá (PCTI), o Centro dispõe de instalações equipadas com tecnologias de ponta para o desenvolvimento e teste de equipamentos utilizados na produção de petróleo em condições típicas do pré-sal brasileiro. Essas condições envolvem pressões até 200 vezes maiores que a pressão atmosférica, água altamente salina e elevados teores de CO2.

Equipado com tecnologia de última geração, o CTPB desenvolve e testa equipamentos para produção de petróleo em condições extremas típicas do pré-sal brasileiro, como alta pressão, alta salinidade e altos níveis de CO2. O centro permite caracterizar emulsões, medir propriedades como viscosidade e densidade, além de enfrentar desafios relacionados ao escoamento multifásico e à recuperação energética.

O complexo tem como objetivo desenvolver tecnologias compactas, eficientes e de baixo custo, consolidando o Brasil como líder global no desenvolvimento tecnológico para a indústria de petróleo e gás natural. Além de gerar tecnologias disruptivas, o CTPB incentivará pesquisas acadêmicas, incluindo iniciação científica, mestrado, doutorado e publicações de alto impacto, posicionando o Brasil na vanguarda tecnológica mundial.

A ideia é que essa ferramenta impulsione o avanço do setor no país. Há quase 30 anos, a Unifei, por meio de seu Instituto de Engenharia Mecânica, tem desempenhado um papel importante em projetos de pesquisa e no desenvolvimento de novas tecnologias para o processamento de óleo e água produzida. Durante esse período, a universidade concluiu com sucesso mais de 40 projetos de pesquisa nessa área.

A criação do CTPB é uma consequência dessa trajetória e permitirá que a universidade continue a desempenhar papel fundamental, gerando conhecimento e formando profissionais altamente capacitados. A existência dessa instalação possibilitará a inserção da Unifei e do município de Itajubá no mapa global do petróleo, consolidando-se como um centro de referência em pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *