Família colhe frutos da união e do conhecimento no cultivo da banana

Maria José Pinto e Sávio Luís Soares Silva. Fonte: Faemg/Senar

Sávio Luís Soares Silva, 24 anos, e sua avó, Maria José Pinto, 82, estão escrevendo um novo capítulo na história da fazenda Monjolos, em Nova União, distante a 60 quilômetros de Itabira. Buscando conhecimento técnico e implementando uma melhor gestão na propriedade, a dupla desta família tipicamente mineira, transformou a produção de banana em uma atividade rural mais organizada e sustentável.

A relação de Sávio com o campo vem de longa data. “Sou neto e filho de produtor rural. Meu avô foi um dos primeiros produtores rurais de banana na região e meu pai, por alguns anos, arrendou parte das terras”, conta orgulhoso. No entanto, o contato direto do jovem com o cultivo da fruta começou há pouco menos de quatro anos para arcar com os custos da graduação de Administração, e foi aí que ele vislumbrou uma oportunidade.

Sávio propôs ao seu pai, que estava com pouca disposição para os negócios, que repassasse a ele a plantação que havia sido arrendada e, assim, ele pudesse gerenciar e pagar as mensalidades da faculdade. Com a bênção da avó e toda a experiência do legado deixado por seu avô, Sávio tomou gosto pelo feito e, o que era apenas necessidade de obter renda, deu lugar para um novo sonho, o da sustentabilidade no campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *