A possibilidade de ampliação do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Itabira para uma Companhia foi tema de reunião nesta terça-feira (19), entre o prefeito Marco Antônio Lage, e a comandante do 11º Batalhão, tenente-coronel Janine Gonçalves de Faria Rocha. O encontro deu continuidade às articulações iniciadas ainda em 2021, com sucessivas reuniões com o comando da corporação sediada em Ipatinga, e o Governo do Estado de Minas Gerais.
Na semana passada, o prefeito de Itabira já havia alinhado sobre o mesmo tema com o comandante do 4º Pelotão de Itabira, tenente Jocélio de Souza. Na mesma semana, em encontro com o vice-governador Matheus Simões, o prefeito reafirmou a importância da mudança de status. A elevação dobraria o efetivo de profissionais que assistem a cidade e região, passando de 25 para cerca de 50 bombeiros, o que tornaria mais ágil o atendimento à comunidade.
“Essa é uma ação fundamental para uma cidade com o porte que tem Itabira, com mais de 100 mil habitantes, de relevância regional. Nossa corporação tem o mesmo status desde que foi inaugurada. A cidade cresceu, as demandas se ampliaram, precisamos que essa estruturação também aconteça. Temos tido um diálogo de alto nível com o Estado para mostrar a necessidade. Estamos confiantes de que isso acontecerá em breve”, disse o prefeito, Marco Antônio Lage, após o encontro.
Ainda durante assa reunião de alinhamento com a Prefeitura de Itabira, e Unidade do Corpo de Bombeiros também propôs a aquisição de um caminhão bomba tanque, avaliado em mais de R$ 2 milhões, e a instalação do projeto “Bombeiro Mirim”, já em fase de desenvolvimento em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). Essa implantação visa a conscientização e formação de jovens em idade escolar, em atividades de prevenção e segurança.
Deixe um comentário