O Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desta quinta-feira (4), apontou mais duas mortes por complicações causadas pelo coronavírus. O 80° óbito de 48 anos, sem comorbidades, veio a óbito no Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI) dia três de março. A 81° pessoa, 72 anos, com duas ou mais doenças crônicas associadas, estava internada no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) desde 25 de fevereiro, falecendo dia quatro de março. Com as duas mulheres, são agora, 81 mortes de portadores da covid-19 em Itabira.
Conforme a ferramenta Cidades Saudáveis, até a manhã do dia cinco, são nove mortes em quinze dias, e quatro em uma semana. A taxa de crescimento de óbitos por complicações da infecção está em 55%. São 37 internações de pacientes com a enfermidade em leitos clínicos, e 26 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A SMS alerta que a taxa de ocupação está próxima a 90% nos leitos para pessoas com sintomas mais graves da doença; 70% nas enfermarias, o que indica colapso do sistema público de saúde, e até mesmo em leitos de convênio, e/ou particulares nas duas unidades hospitalares de Itabira.
Há três moradores de Itabira que estão em outras cidades, fazendo tratamento. Nove pessoas estão internadas aguardando resultado de exames moleculares para comprovar a infecção. Em monitoramento da SMS são 922 pessoas, das quais 57% já tiveram a confirmação da covid-19. Nos casos confirmados, a recuperação se mantém em 93%. Em números gerais, 9361 confirmações, 8719 recuperados, 6783 com síndrome respiratória e 1477 descartados. Uma morte está sendo investigadas pelas autoridades públicas de saúde do município.
Deixe um comentário