Foi apresentada na quinta-feira (5) a Brigada Florestal de Itabira, contratada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), intermediado pelo Instituto Bromélia. Os sete combatentes estarão sob a coordenação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros. A nova ferramenta de defesa ambiental atuará no combate a incêndios em vegetação no município, no período de quatro meses, o mais seco do ano.
O Instituto Bromélia é uma Organização da Sociedade Civil, constituída em 2019 na comunidade de Serra dos Alves, em Senhora do Carmo, e desenvolve ações e empreendimentos sociais, culturais, ambientais e novos modelos socioeducativos. E para tal, faz uso de novas óticas, com finalidade de promover ações em prol da defesa, preservação e conservação do meio ambiente, e do desenvolvimento sustentável.
Os brigadistas passaram por treinamento ministrado pelo Corpo de Bombeiros. O grupo foi devidamente credenciado, considerado apto a atuar em ocorrências de incêndio. A contratação é reforço considerável na ação efetiva na proteção ambiental. “Foi excelente apoio e chegou à tempo, para reforçar a nossa atividade de combate ao fogo na vegetação,” disse o tenente Josélio Gonçalves, comandante do 6º Pelotão.
“São agentes que podem atuar em todo o município, nos incêndios florestais em qualquer vegetação, inclusive lotes baldios. Uma medida que vai fazer diferença no combate aos incêndios, que vem acontecendo em todo o país, nesta época de seca, período complicado. Uma irresponsabilidade de alguns cidadãos que ateiam fogo causam diversos problemas, que afetam diretamente a qualidade do ar”, avalia Denis Lott, gestor da SMMA.
“Principalmente nesse período mais seco, eu peço o apoio da comunidade, para que, não ateie fogo, seja na vegetação, ou em qualquer outro lugar, que pode desencadear em grandes incêndios,” finaliza o oficial do Corpo de Bombeiros. “Os brigadistas estão munidos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), ferramentas de combate aos incêndios, como bomba costal, e caminhonete,” concluiu o Secretário.
Deixe um comentário