Como engajar alunos em atividades pedagógicas na volta às aulas

Fonte: Mira Comunicação

Com o fim das férias e o início do segundo semestre, é hora de ajustar a rotina e se preparar para um período produtivo e enriquecedor. A volta às aulas pode ser um desafio, mas por meio de estratégias eficazes, é possível retomar os estudos de maneira tranquila e organizada. Esses obstáculos estão relacionados à quebra de rotina. Durante as férias, as crianças e adolescentes têm mais liberdade: dormem mais tarde, alimentam-se de forma mais irregular e, consequentemente, têm dificuldade para se readaptar aos horários e atividades escolares, que exigem mais disciplina, para que haja êxito no percurso educacional.

Segundo a assessora pedagógica, Mayana Teixeira, essa quebra da rotina pode impactar o desempenho acadêmico de diversas formas: dificuldade em se concentrar, organização e a resistência em realizar as tarefas, são sintomas comuns. De acordo com a especialista, uma das principais maneiras de engajar os estudantes neste período de recente retorno às aulas é promover atividades com finalidade pedagógica que tenham algum tipo de entretenimento. “Isso significa usar a tecnologia não apenas para dizer que está inserindo os estudantes no mundo da educação 2.0, mas com o intuito de dar sentido a esse uso”, destaca Mayana Teixeira.

A especialista ressalta ainda a importância da união entre a família e escola para que esse retorno às aulas seja o mais tranquilo possível. Ajudar a entender esse processo natural, citando o reencontro com amigos, oportunidade de aprender novidades, as possíveis mudanças no ambiente. Assim, é mais fácil deixá-los seguros de que serão apoiados, inclusive, para aprenderem o que não conseguiram assimilar no primeiro semestre. “Essa é uma maneira de acolhimento para que tais anseios tornem-se, na verdade, molas propulsoras. A escola precisa ter em mente de que nem tudo o que é lecionado é aprendido pelo aluno”, Mayana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *