Valério empata fora de casa e se despede do Módulo II

Foto do jogo em Itabira. Crédito: Maria Theresa Gutti/Valeriodoce

Terminou o sonho de regresso à elite, e o projeto adiado para 2025. Assim, se resume a trajetória do Valério neste Módulo II. Depois de 14 anos, na Segunda Divisão, o time itabirano conseguiu se classificar apenas na última rodada da primeira fase, para etapa decisiva, mas, finalizou sua participação empatando por um a um com a URT, em Patos de Minas, na noite de sábado (20). Antes mesmo da partida, o cenário era de eliminação, porque dependia de combinação improvável de resultados: golear o adversário na Arena DB, e na rodada de fechamento, ocorrer à derrota do Betim em casa, para a URT.

Foto do jogo em Itabira. Crédito: Maria Theresa Gutti/Valeriodoce

Opinião

Considerando o prazo de preparação, inferior a 30 dias, elenco sem opções de experiência, acostumados a esse tipo de competição, estado do gramado do seu estádio, e o maior deles: imprecisão nas finalizações geradas. Na hipótese de ocorrer a ascensão para a elite do futebol mineiro, poderia ser momentânea, diante do risco de descenso real na mesma temporada. A avaliação considera alguns motivos: o aumento considerável no investimento para a construção do plantel homogêneo, da mesma forma da comissão técnica, apesar do reajuste do investimento com o valor das cotas de transmissão pela TV aberta.

Foto do jogo em Itabira. Crédito: Maria Theresa Gutti/Valeriodoce

O jogo

Marcos Valadares manteve o esquema 4-3-3 com peças diferentes. Gabriel Santos foi improvisado na lateral, com a lesão do titular Saulo.  Júlio César preencheu a lacuna no meio campo, com ajuda de Dênis, na armação. À frente a aposta foi à mesma da vitória contra o Betim: Kaique, Andrey e Pedrinho, que mesmo acumulando quatro gols na competição, voltou a perder oportunidades e saiu no intervalo Não apenas ele, mas foram várias oportunidades criadas e não concluídas com qualidade, e quando ocorria, o goleiro adversário fez a diferença: Paulo Henrique esteve entre os melhores em campo.

Foto do jogo em Itabira. Crédito: Maria Theresa Gutti/Valeriodoce

Gols

Aos três minutos de partida, os mandantes abriram o placar. Marcelinho concluiu cruzamento rasteiro na cobrança de falta, do experiente Bernardo. O Valério precisava golear, e sentiu o gol. O time precisava se reorganizar e, demorou em equilibrar a partida. Oportunidades foram criadas pela URT, assim como, chances da reação valeriana. E ela veio apenas na etapa complementar. Com marcação alta, falta foi marcada depois de o Valério  quebrar a saída de bola adversária. Logo no primeiro minuto, Luis Felipe, acertou o lado direito do goleiro, Paulo Henrique. Aos 43 Maicon foi expulso por acúmulo de cartões. Um a um, placar final.

Foto do jogo em Itabira. Crédito: Maria Theresa Gutti/Valeriodoce

VEC: Glaycon; Gabriel Santos, Jean, Lula e Léo Carioca; Luis Felipe, Júlio César, e Dênis (Antônio Marcos); Kaique (Pedro Millas), Andrey (Maicon) e Pedrinho (Marcelinho/Rodrigues). Técnico Marcos Valadares.
Arbitragem: Paulo César Zanovelli; Magno Arantes Lira, e Pablo Almeida Costa (FMF).

A Assessoria de Imprensa do Valério só forneceu fotos do jogo em Itabira, até o fechamento da matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *