Comitês da Bacia do Rio Doce participam do 1º ERCOB
Na quarta-feira (10) ocorreu o encerramento do Encontro Regional dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Região Sudeste (ERCOB), em Belo Horizonte. Foram três dias de evento, com a presença dos representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Sudeste, além de Comitês Federais de Integração, e Interestaduais, proporcionando intensos debates, troca de experiências, cooperação, fortalecimento do sistema integrado de gerenciamento de recursos hídricos, integração, cobrança pelo uso da água, aplicações de investimentos, educação ambiental, comunicação e os impactos das mudanças climáticas.
José Carlos Loss Júnior, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) Doce destacou a importância do desafio na gestão pública dos recursos hídricos. De acordo com ele, a água é um bem público, e sua gestão deve ser descentralizada e participativa. O sistema vive em constante ameaça, e nesse sentido, poder tirar do domínio público. Por isso, os Comitês Federais, junto aos afluentes, estão em constante articulação para garantir a gestão democrática. O vice-presidente do CBH Doce, Senisi Rocha, e secretário do CBH Manhuaçu, destacaram avanços nos territórios, que juntos, abrangem 27 municípios mineiros.
“Nós somos um Comitê de baixa arrecadação, mas, apesar disso, contribuímos com um grande volume de água e qualidade para a Bacia Hidrográfica do Doce”, afirma Senisi Rocha. “Conseguimos demonstrar que a Bacia do Rio Doce tem impacto extremamente positivo na sociedade. São os Comitês que fazem entregas, evoluindo junto ao Sistema Nacional de Recursos Hídricos. Foi importante apresentar a recuperação da Bacia que tem sido feita, trabalho dos conselheiros, em prol da sociedade mineira, capixaba e brasileira,” avalia Thiago Figueiredo, diretor do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).
“Grande participação e mobilização dos Comitês Sudeste, para que a gente leve ao ENCOB em Vitória (ES), no ano que vem, todo o processo de aprendizado e cooperação que vem sendo discutido aqui em nível nacional,” aponta Carlos Eduardo, presidente do CBH Piranga. Da mesma forma, o CBH Suaçuí também teve importante participação no ERCOB Sudeste. “A integração é fundamental para alinharmos projetos, metas e conquistas, um networking fundamental não só para o CBH Suaçuí, mas para toda a bacia, pois eleva o conhecimento de todos os comitês,” disse Hernani Santana, presidente do Comitê de Suaçuí.
“Comunicação e educação ambiental, pontos fundamentais para expandir para toda a população o conhecimento sobre a bacia, tudo o que o comitê tem feito, a atuação dos membros do comitê no território. Experiências enriquecedoras que podemos levar ao nosso próprio território,” conta Thalles Castilho, Presidente do CBH Caratinga. “Além das experiências bem-sucedidas, é interessante observar o grau de dificuldade que cada comitê tem dentro de suas estruturas, pois estamos todos no mesmo barco na luta pelo saneamento básico e gestão dos recursos hídricos,” destacou ao final, Jorge Martins Borges, presidente do CBH Piracicaba.
Deixe um comentário