Com o objetivo de promover o uso eficiente, racional e sustentável da energia, a Cemig realiza, em várias cidades mineiras, o projeto itinerante de troca de lâmpadas para seus clientes residenciais. Entre janeiro e maio deste ano, a Companhia substituiu mais de 45 mil lâmpadas antigas por outras mais modernas de tecnologia LED, em 30 cidades do Estado, beneficiando mais de sete mil instalações consumidoras. O investimento foi de cerca de R$ 1,1 milhão. Itabira recebeu a ação entre os dias 22 e 26 de janeiro na Casa da Cidadania.
Só nesta região do Estado foram beneficiadas, além de Itabira: Nanuque, Ipatinga, Guanhães, Divino, João Monlevade, Timóteo e Coronel Fabriciano. Beneficiando quase duas mil unidades e trocando mais de 15 mil lâmpadas. A inciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Cemig, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e permite que os clientes residenciais substituam, de forma gratuita, até sete lâmpadas nos postos de troca instalados pela companhia em espaços públicos das cidades.
Os clientes residenciais apresentaram a última conta de energia quitada, e documento de identidade ou procuração de o proprietário do imóvel. A troca foi feita mediante a apresentação de até sete unidades de lâmpadas que não podem estar queimadas. Os interessados também devem estar adimplentes com a Cemig, havendo possibilidade de consultar a situação no momento da troca das lâmpadas. A troca é válida para clientes titulares da conta ou que tenham procuração, em modelo disponibilizado no site da Cemig.
As lâmpadas de LED são mais adequadas para as residências porque apresentam durabilidade superior, e maior eficiência. “Nós queremos fomentar na população a cultura da eficiência energética. E a troca de lâmpadas é uma demonstração de que é possível contribuir para a construção de um futuro mais sustentável com atitudes simples. A modernização de lâmpadas é uma possibilidade de reduzir o desperdício de energia elétrica”, comentou o gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz.
O projeto de troca itinerante busca, sobretudo, incentivar o uso sustentável da energia. E, a iniciativa, representa uma boa oportunidade para aqueles que querem economizar energia. O projeto teve início em meados de 2022. Desde então, 55 municípios foram atendidos e cerca de 124 mil lâmpadas foram substituídas, beneficiando mais de 20 mil unidades consumidoras. As atividades previstas pelo PEE beneficiam, principalmente, clientes de baixa renda e instituições públicas e filantrópicas de atendimento à sociedade.
Deixe um comentário