Itabira: “Dona Tita” matriarca quilombola é homenageada pela Polícia Civil

Familiares e amigos de Dona Tita. Fonte: Divulgação/PCMG

Em comemoração ao centenário da matriarca do Quilombo do Morro Santo Antônio em Itabira, a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG), através da 3ª Delegacia Regional, homenageou Maria Gregório Ventura “Dona Tita” com o certificado de reconhecimento e agradecimento por sua história de luta, resistência e resiliência, além de parabenizá-la pelos 100 anos. Nesta segunda-feira (10) agentes da instituição de segurança púbicas e servidores administrativos da Unidade de Itabira foram até a comunidade  para entregar em mãos o documento de reconhecimento.

Diogo Luna e Dona Tita. Fonte: Divulgação/PCMG

“Ao levar o certificado para Dona Tita, junto com flores que ela tanto gosta, tomamos um café para confraternizar com a matriarca. Fizeram-se presentes no evento representantes da comunidade, como a Rosemary Álvares de Souza ‘Dona Rosinha’, mulher de expressiva representatividade na defesa dos direitos do povo quilombola no Estado de Minas Gerais,” cita a PCMG, em comunicado distribuído aos meios de imprensa. Em Itabira a Lei Municipal 5.471, datada em seis de novembro de 2023, estabelece homenagem à líder quilombola.

Agentes e servidores administrativos com a homenageada. Fonte: Divulgação/PCMG

“A representatividade da matriarca quilombola ‘Dona Tita’ evidencia a força de um povo e sua capacidade em exercer, com sabedoria, a resiliência. Os ensinamentos compartilhados, as histórias contadas e a arte inspirada são expressões de um saber quilombola que todos devemos experienciar, sobretudo para aprendermos a ressignificar a simplicidade da vida. Dona Tita é a expressão viva de toda essa potência,” afirma o Delegado Regional da Unidade, Diogo Luna Moureira. Em 2024 é reconhecido como o ano municipal do centenário da matriarca quilombola DonaTita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *