PSMI foca na preparação, para otimizar atendimentos de urgência/emergência

Grace Fonseca. Foto: Ascom/HNSD

O Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI) investe na preparação de sua equipe através da preparação, com foco na abordagem de temas que estimulam ao colaborador a cuidar de sua saúde, inclusive a mental. O intuito é melhorar o atendimento, na forma de, acolher os pacientes de forma humanizada, além de incentivar o autocuidado dos próprios profissionais, que atuam na unidade de urgência/emergência. A gerente do PSMI, Grace Fonseca, destacou a importância deste investimento. A equipe de recepção, como exemplo, é linha de frente, por que realiza o primeiro contato com os pacientes, e na maioria dos casos na situação vulnerável, buscando atendimento ágil e resolutivo.

“O time da recepção do PSMI é o primeiro contato com o paciente, ou o seu acompanhante, lidando com sofrimento, do ente querido. Os colaboradores trabalham diariamente acolhendo o usuário e sua demanda, porém para que possam acolher o outro é preciso que estejam bem emocionalmente. Trabalhar e fortalecer a saúde mental desta equipe é garantir a qualidade do atendimento prestado na recepção de nosso serviço. Nosso objetivo é fornecer aos colaboradores as ferramentas emocionais adequadas para desenvolvimento de seu trabalho, e também em suas vidas pessoais. Incentivamos o cuidado com o paciente e com os colaboradores para que a experiência seja a melhor possível”, disse a gerente.

Equipe do PSMI. Foto: Ascom/HNSD

“Trabalhados temas importantes como autoconhecimento e autogerenciamento, inteligência emocional, resiliência, adaptação, trabalho em equipe, comunicação empática, postura corporal, linguagem não verbal, gerenciando estresse, conflitos, tomada de decisões sob pressão e qualidade no atendimento. Temos certeza de que todos estes conhecimentos irão garantir melhora significativa na vida e na rotina de cada colaborador. Como resultado espero que possamos contribuir para o bem-estar individual e para a autoestima. Temos certeza que este movimento trará impactos significativos nos atendimentos prestados aos pacientes que procuram nossos serviços”, acrescenta Grace Fonseca.

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