FSFX lança Programa de Capacitação Profissional para PcD

Crédito: FSFX

A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) lançou o Programa de Capacitação Profissional para Pessoas com Deficiência (PcD). O projeto tem como principal objetivo aprimorar habilidades, fortalecer a autoestima, a autonomia e a cidadania, contribuindo para que ingressem e se destaquem no mercado de trabalho. E visa promover a inclusão e igualdade, oferecendo cursos de capacitação profissional gratuita, e exclusivos para pessoas com deficiência, com idade mínima de 16 anos, que tenham concluído ou estejam cursando o Ensino Médio.

Com uma carga horária de 20h, as aulas acontecerão nas modalidades presencial e on-line, sendo disponíveis os cursos: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Logística, Introdução ao Power BI, Atendimento ao Público e Marketing de Redes Sociais. As turmas presenciais terão lotação de até 30 pessoas e a aula será realizada no espaço do Colégio Técnico São Francisco Xavier (CTSFX), em Ipatinga, enquanto as turmas on-line serão conduzidas na plataforma Teams, com lotação de 80 pessoas. As inscrições vão até dia dois de junho, com início das aulas no dia 24.

Crédito: FSFX

Os candidatos interessados têm a possibilidade de se inscreverem em mais de um curso. A seleção será realizada levando em consideração as vagas liberadas na primeira opção de cada qualificação. Caso não haja mais vagas disponíveis, as inscrições serão automaticamente consideradas para a segunda opção. O edital completo está disponível no site da FSFX. Na sexta-feira (26), a diretoria e lideranças da FSFX receberam integrantes de entidades do Vale do Aço, em uma reunião de abertura para apresentação do Programa de Capacitação.

A ideia do Programa é formar as pessoas em cursos rápidos e desenvolver habilidades específicas, capacitando-as para desempenhar suas funções com eficácia. “Os cursos disponibilizados são de áreas muito demandadas atualmente, então acreditamos que a capacitação dessas pessoas servirá não só para trazê-las para trabalhar na Fundação, como também em outras empresas da nossa região. Por isso, envolvemos as secretarias inclusive das cidades próximas, para termos esse alcance,” segundo Carmelita Anicio De Almeida, a gerente de governança corporativa e jurídica da FSFX.

Crédito: FSFX

A Lei de cotas para pessoas com deficiência determina que empresas com 100 empregados ou mais reservem vagas. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identifica 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. “Já atuei em várias localidades, mas só aqui consegui encontrar uma empresa que esteja disposta a tocar um projeto dessa natureza. Essa iniciativa da Fundação em parceria com o Ministério pode ser uma ideia a ser reproduzida em vários lugares do país e eu acredito que os resultados serão muito bons,” de acordo com o promotor, Adolfo Jacob.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *