Em assembleia, HNSD reúne sociedade para prestar contas e apontar novos objetivos

Crédito: Ascom/HNSD

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) realizou assembleia para apresentar o relatório de atividades ao longo de 2023, e prestar contas quanto a realidade financeira da instituição aos membros da mantenedora, a Irmandade Nossa Senhora das Dores (INSD), além do norte das próximas ações. O evento ocorreu na noite desta segunda-feira (29), na Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita).

Foto: Arquivo. Fonte: Ascom/HNSD

O HNSD atende média e alta complexidade, e futuramente objetiva a alta. Possui 177 leitos, sendo 106 destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e outros 71 leitos para a saúde suplementar (convênios médicos e atendimentos particulares). Conta com 1.224 colaboradores e corpo clínico formado por mais de 200 médicos. Pacientes da microrregião, que engloba 13 cidades, são beneficiados diretamente com o atendimento prestado.

Foto: Arquivo

O HNSD realizou 88.067 atendimentos em 2023, com uma média de 241 pacientes por dia. Teve 9.595 internações, média diária de 26. No mesmo período foram 698.880 refeições servidas, 1.915 ao dia.  No serviço de rouparia, foram processados 424.491 kg por ano. E 11.008 cirurgias ao longo do ano, sendo média diária de 30. No Pronto Atendimento (PA) da saúde suplementar, foram 55.528 atendimentos, média de 152 em 24h.

Dom Marco Aurélio Gubiotti. Crédito: Ascom/HNSD

O presidente da INSD, bispo dom Marco Aurélio Gubiotti, elogiou os resultados apresentados pela Diretoria Executiva do HNSD e reforçou a busca pelo crescimento, com expectativa positiva para melhoria contínua. O relatório demonstrou que tem se investido na ampliação, como nos serviços de hemodiálise, oncologia e cardiologia, consolidando sua vocação e reafirmando o caminho evolutivo.

Máquina de Hemodiálise do HNSD

O setor de hemodiálise atende, em média, 243 pacientes, realizando 2.894 sessões de hemodiálise por mês. Em 2023, registrou um total de 34.733 sessões de diálise. Já a oncologia, apesar de ser um serviço que passou a ser ofertado recentemente, em 2017, tem crescido ano após ano, saltando de 747 consultas realizadas em seu primeiro ano para 8.210 em 2023.  É responsável por 6.588 sessões de quimioterapia e 542 cirurgias.

Foto: Arquivo. Crédito: Ascom/HNSD

Foram 34.655 serviços de imagem, 95 por dia.  Ainda este ano o HNSD terá a radioterapia, tratamento importante para os pacientes com câncer. O HNSD também tem investido no setor de cardiologia. O serviço de hemodinâmica, que antes era terceirizado, em 2023 passou a ser oferecido pelo Hospital e realizado por equipe própria, uma otimização dos recursos frente ao crescimento gradativo por procedimentos de alta complexidade.

Márcio Labruna. Crédito: Ascom/HNSD

O provedor Márcio Labruna, elogiou a equipe e agradeceu o empenho de todos. O diretor da instituição, Alexandre Coelho, frisou a importância da gestão responsável para os resultados apresentados. “A evolução dos serviços e melhoria dos processos no HNSD são resultado do trabalho da equipe e da coragem do Conselho Administrativo em enfrentar os desafios e buscar soluções”, afirma o executivo. Desafios:

Alexandre Coelho. Crédito: Ascom/HNSD

  • Novo Estacionamento;
  • Reforma e amplificação SND;
  • Novas UTI e UI;
  • Encerramento da reforma recepção principal;
  • Criação do HUB de saúde e bem estar;
  • Ampliação dos serviços cardiovascular e neurologia; e
  • Novo contrato com A Prefeitura de Itabira.

    Pronto Socorro Municipal de Itabira

SAMU e PSMI

O HNSD também administra o Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI), e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), conforme convênio firmado com a Prefeitura de Itabira, responsável por essas estruturas de urgência e emergência do município. Apesar da responsabilidade administrativa, as instituições se diferem na atuação clínica. Sobre as unidades, o relatório apresentou alguns números que merecem destaque.

SAMU administrado pelo HNSD

O SAMU recebeu 25.444 ligações em 2023, com 2.401 orientações, que resultaram em 8.694 atendimentos com envio de ambulâncias, com uma média de 24 casos diários. O PSMI realizou 87.354 atendimentos em 2023, tendo uma média diária de 230 pacientes por dia. Ainda conforme o relatório, a unidade de atendimento emergencial realizou 64% dos atendimentos de clínica médica, 9% pediatria, 15% ortopedia e 12% cirurgias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *