Startup Day Itabira, debate novas tecnologias aliadas no combate à dengue com case do HNSD

André Carvalho, Fonte: Ascom/HNSD

O analista de projetos do núcleo de inovação e empreendedorismo do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), André Carvalho, apresentou o trabalho que realiza no ecossistema de Itabira, promovendo a conexão entre instituições e empresas, com o objetivo de criar soluções inovadoras nas demandas no segmento de saúde. O Startup Day é evento idealizado pelo Sebrae Startups, criado com para promover nichos de inovação, e acontece, simultaneamente, em todo o Brasil. Na Terra de Drummond, ocorreu dia 16 de março.

O alinhamento reuniu na programação, palestrantes que são referência sobre empreendedorismo e inovação. O Startup Day Itabira contou com enfoque nas startups itabiranas, e nos ambientes de inovação a elas ligadas, apoiando sua jornada. Houve palestra especial sobre o “Mundo das Startups”, pitches – uma apresentação direta e curta, com o objetivo de vender a ideia da startup para um possível investidor, e oficinas voltadas para a ideação e estruturação inicial de empreendimentos inovadores.

Na oficina realizada na Unifei foi proposto criar app capaz de mapear focos de dengue, um canal de denúncias a fim de identificar possíveis focos do vetor e quantificá-los. À medida que as denúncias aumentassem haveria um alerta para a região afetada, para mais efetividade nas ações de resposta. “O principal objetivo foi sensibilizar com a temática por parte dos participantes e fazer com que eles conheçam algumas ferramentas que são utilizadas nessa etapa de desenvolvimento da ideia,” explica André Carvalho.

O Startup Day ocorreu na Universidade Federal de Itajubá (Unifei) campus Itabira. Na oportunidade, o HNSD se conectou as novas plataformas tecnológicas, e aos atores do ecossistema de inovação. “Foi animador poder ver o engajamento dos participantes, principalmente no desafio de ideação, que nesta edição foi voltado para o desenvolvimento de uma solução para o problema do aumento significativo dos casos de dengue neste primeiro semestre”, disse o analista de projetos do núcleo de inovação e empreendedorismo do HNSD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *