Simpósio Científico e Tecnológico na Unifei

Crédito: PPG/EME/ Unifei

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) realizou, em outubro, a primeira edição do Simpósio Científico e Tecnológico do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica de maneira presencial no campus Itajubá, buscando, por meio de palestras e apresentações de trabalhos técnico-científicos, divulgar as atividades realizadas pelo programa. Foram ministradas palestras pelos professores Sandro Metrevelle Marcondes de Lima e Silva, e Electo Eduardo Silva Lora, ambos do Instituto de Engenharia Mecânica, que falaram, respectivamente, sobre as perspectivas/avanços do programa sobre assuntos inerentes à transição energética.

Crédito: PPG/EME/ Unifei

O professor Hugo Ricardo Zschommler Sandim, do Departamento de Engenharia de Materiais/Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo foi palestrante. Ele tratou sobre o cenário atual do nióbio e as perspectivas de sua utilização para o futuro. “Os eventos climáticos extremos são a força motriz para a mudança, e a transição energética é necessária,” disse o docente. Alguns discentes e pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado do programa apresentaram as pesquisas desenvolvidas na instituição. Leandro Serrano apresentou sua pesquisa em desenvolvimento na área de Projeto, Materiais e Processos.

Crédito: PPG/EME/ Unifei

O trabalho foi intitulado: “Desenvolvimento de ligas de alta entropia do sistema Ti-V-Nb-Cr-Mn para armazenamento de hidrogênio”, destacando que as ligas de alta entropia para hidrogênio podem servir como combustível limpo. O doutorando Fernando Viana apresentou sua pesquisa na área de Térmica, Fluidos e Máquinas de Fluxo, intitulada “Temperaturas no torneamento e uso sustentável de mínima quantidade de lubrificante”, apontando que a utilização de menor quantia de fluido favorece a questão biodegradável. Elioenai Levi Barbedo apresentou tese, e a doutoranda Mariana de Melo Antunes apresentou abordagem experimental.

Crédito: PPG/EME/ Unifei

O pós-doutorando Dr. Márcio de Oliveira detalhou sua pesquisa envolvendo a disciplina de Engenharia de Perfuração, intitulada “Novas metodologias aplicadas à otimização e eficiência na perfuração de poços”. A comissão organizadora do evento foi composta pelos professores permanentes do Programa de Pós-graduação de Engenharia Mecânica, Andreas Nascimento, Gilbert Silva e José Carlos Escobar Palácio, todos do IEM. A participação no evento e a apresentação de trabalhos se através de inscrição prévia por meio de formulário disponibilizado no site da instituição de ensino universitário em seus dois campi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *