
Cabo green. Crédito: Cemig/Divulgação.
Referência em sustentabilidade no setor elétrico, a Companhia Energética do Estado de Minas Gerais (Cemig) busca, a cada dia, ampliar e diversificar sua atuação na área, sempre com a adoção de práticas inovadoras que dialogam com a proteção ao meio ambiente. Reforçando seu compromisso com a constante modernização do segmento de energia e com as práticas ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança), a companhia está instalando, na sua rede aérea de distribuição, um cabo de alumínio que tem o isolamento feito de material contendo plástico de origem vegetal.
O “cabo Green”, como é chamado, tem na base de composição do seu sistema de isolamento 20% de polietileno de origem vegetal, advindo da cana-de-açúcar, diferentemente dos cabos de alumínio tradicionais e já estabelecidos no mercado, que têm o isolamento feito 100% com o polietileno vindo do petróleo, de origem fóssil. Ao utilizar o cabo sustentável, a Cemig contribui para a diminuição de emissão de CO2. Ocorreu instalação de cerca de 300m do material em um circuito da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), substituindo a rede nua pelo novo material.

Crédito: Cemig/Divulgação.
“A Cemig é líder em sustentabilidade, sendo a única empresa do setor elétrico fora da Europa presente no Índice Dow Jones. Além disso, é signatária do movimento Net Zero da Organização das Nações Unidas (ONU). Sua responsabilidade com a proteção ao meio ambiente não está apenas nas grandes entregas, mas em seu dia a dia e na execução de ações rotineiras. O comprometimento com iniciativas de sustentabilidade ambiental é um fator essencial para a governança empresarial moderna” ressalta a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira.
De acordo com o fabricante do material, o efeito combinado total capturado com a utilização de polietileno de origem vegetal e CO2 evitado devido a não utilização de polietileno de origem fóssil – é de quase 1,8ton de CO2 para cada 10 km de cabo. “A Cemig será a primeira distribuidora de energia elétrica no país a fazer uso, em sua rede aérea, de um cabo de alumínio sustentável, tendo na sua composição polietileno vegetal. Essa iniciativa é muito importante e demostra a atenção que a empresa tem com a questão ambiental”, afirma o gerente comercial da Prysmian, Guilherme Camelo.
Deixe um comentário