O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta esta semana, para a chegada de uma onda de calor nos próximos dias. O aviso meteorológico, classificado como nível amarelo ou perigo potencial, indica que as temperaturas máximas devem ficar até 5ºC acima da média.
Diante de um cenário com condições climáticas extremas é importante evitar a exposição ao sol e priorizar os cuidados com idosos, crianças, pacientes fragilizados e trabalhadores que precisam se expor ao sol rotineiramente, alerta a Fundação São Francisco Xavier (FSFX).
Algumas recomendações são indicadas por especialistas da FSFX, para esse período, instituição mantenedora do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) de Itabira, entre outras. São cinco pontos em destaque, que as pessoas devem ficar mais atentas neste período.
Hidratação: mantenha o corpo hidratado, priorizando a ingestão de água regularmente ao longo do dia. A hidratação oral é indispensável para os dias quentes. Recomenda-se a ingestão de pelo menos dois litros de água ao dia e o consumo de alimentos que auxiliam na hidratação, como as frutas.
Proteção Solar: para se proteger do sol, use protetor solar sempre com FPT (Fator de Proteção Solar) acima do indicado para seu tipo de pele; bonés, roupas leves e adereços que minimizam a exposição direta aos raios solares. Evite atividades ao ar livre durante os horários de maior incidência do calor.
Ambientes climatizados: para se abrigar do calor intenso opte por estar em locais frescos e climatizados, especialmente durante as horas mais quentes do dia. E, sintomas de insolação: procure assistência médica em casos de sintomas avançados de tontura, náusea e pele avermelhada.
“A FSFX orienta que a prevenção é fundamental para evitar problemas de saúde durante os dias de calor excessivo. É importante atentar-se para cuidados e garantir o bem-estar de todos,” alerta a instituição de saúde através de comunicado emitido para os órgãos de imprensa.
Deixe um comentário