Programação do Flitabira celebra vida e obra de Drummond

Pasquale Cipro Neto. Foto: Flitabira/Divulgação

O ponto alto será no sábado (4) às 21h. A escritora Conceição Evaristo receberá o Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano, outorgado pela UBE, seguido de mesa de debate com a Ministra Cármen Lúcia

A 3ª edição do Flitabira traz a Itabira diferentes atrações, dentre elas nacionais, internacionais, e até infantojuvenis, para celebrar a obra do Poeta Maior. Na terça-feira (31) data de aniversário de 121 anos de nascimento do escritor, a programação foi remota, através do YouTube. Durante todo o dia foram compartilhados vídeos de escritores e atores, lendo cartas enviadas por Drummond ao longo de sua vida. Ocorreu live de Leo Cunha, Rodrigo Cambraia e Pasquale Cipro Neto com o resultado do Concurso Nacional de Palíndromos CDA (Carlos Drummond de Andrade).

Leo Cunha. Foto: Flitabira/Divulgação

A inspiração para o concurso nasceu de uma coincidência. O número 121 é um palíndromo, ou seja, pode ser lido da mesma forma da esquerda para a direita e vice-versa. Assim, o Festival lançou o evento sob a curadoria de Leo Cunha e Ricardo Cambraia, experts no assunto. As correspondências com os amigos do poeta é uma verdadeira obra-prima da literatura epistolar. Ele tinha o hábito de trocar cartas, e elas revelam muito sobre sua personalidade, pensamentos e relações pessoais. Nessas trocas, os assuntos que surgiam proporcionavam conversas sobre literatura, política, filosofia e vivências cotidianas.

Neto do Poeta Maior, Pedro Drummond vai prestigiar o evento. Foto: Daniel Bianchini

Tendo como tema central “Arte, Literatura e Correspondências”, todas as atividades do Flitabira serão gratuitas, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, a Lei Rouanet, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Prefeitura de Itabira e União Brasileira de Escritores (UBE). A curadoria é de Afonso Borges e Sérgio Abranches. Nesta edição, o Festival inaugura o circuito cultural no Centro Histórico, que começa na praça do Centenário, onde fica a Casa de Drummond, contorna o quarteirão e continua, à direita, na rua Major Paulo, onde vai ser montada a Gastronomia e um coreto para viola caipira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *