O e-commerce já se consolidou como uma escolha popular entre os consumidores. Uma pesquisa constatou que 61% dos brasileiros preferem fazer compras pela internet, e 78% afirmam comprar online pelo menos uma vez por mês. No entanto, é fundamental reconhecer que, apesar dessa tendência crescente, os compradores ainda podem enfrentar várias queixas e frustrações ao lidar com o comércio online.
“Em um mercado online tão competitivo, as empresas precisam se esforçar para proporcionar uma experiência de compra sem surpresas desagradáveis. Ao entender e abordar as preocupações dos clientes, podemos nos antecipar aos problemas e construir relacionamentos duradouros, sustentando o sucesso no comércio digital”, pontua Lucas Colette, CEO e fundador de empresa especializada em soluções para o comércio eletrônico.
Aproveitando o mês do Halloween ou das Bruxas, exploramos algumas das principais preocupações que amedrontam os consumidores ao fazer compras pela internet e como as empresas podem abordá-las para aprimorar a experiência do cliente e evitar sustos nas vendas online. A segurança dos dados pessoais e de pagamento é uma das principais preocupações dos consumidores ao fazer compras online.
O Fraudômetro da Serasa Experian mostra que, somente neste ano, os brasileiros já sofreram mais de 5,8 milhões de tentativas de fraude. Além disso, a pesquisa E-Commerce Trends 2024 revelou que 92% das pessoas já deixaram de comprar pela internet por receio de questões relacionadas à proteção digital. Para garantir a segurança e abordar essa preocupação de forma eficaz, as empresas devem adotar várias medidas.
Educar os clientes sobre práticas seguras de navegação online também aumenta a confiança na página que pretende realizar a compra e ter a credibilidade do cliente. A revelação de custos inesperados, como taxas de envio surpresa, pode ser frustrante para os consumidores. Oferecer opções de frete transparentes e implementar políticas de devolução justas são fundamentais para melhorar a experiência do usuário.
“A transparência é a chave para conquistar a confiança. Não é apenas uma estratégia, mas um compromisso com a satisfação do cliente. Por isso, buscar constantemente maneiras de tornar o processo de compra online mais claro e sem surpresas desagradáveis é imprescindível”, pontua o especialista. Quanto mais dados à empresa disponibilizar, mais informados e confiantes os clientes se sentirão no momento da compra.
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