Tendências para o ano indicam crescimento do e-commerce

O Fórum E-Commerce Brasil 2023, o maior evento do segmento da América Latina, acaba de ser concluído com sucesso. O evento contou com uma série de discussões aprofundadas e sessões de brainstorming (tempestade de ideias) sobre as principais tendências e desafios do setor. O tema predominante foi “Transformação Digital e a Tecnologia”, refletindo sobre a inovação no comércio eletrônico. A participação ativa de mais de 21 mil inscritos e a presença de palestrantes de renome nacional e internacional, demonstra o interesse crescente e a importância de abordar essas questões.

Painéis sobre inteligência artificial, canais de atendimento e personalização, que estão desempenhando papéis cada vez mais importantes para o cliente, foram debatidos. A discussão foi enriquecida pelo lançamento de vários relatórios, mostrando como tecnologias podem impulsionar o negócio. “O evento foi um sucesso, mais de 21 mil pessoas estiveram lá nos últimos três dias. Bastante conteúdo sobre inovação digital, inteligência artificial, gestão de marketing, gestão operacional e performance de e-commerce,” afirma o Head de vendas corporativas da Upstream, Patrick Marquart.

“O mercado varejista está sofrendo muito desde o início do ano. Depois do mês do consumidor realizado em março, o mercado retraiu muito o investimento de publicidade e por consequência a venda também caiu. O que deu pra sentir é que o segundo semestre vai ser o ‘salvador’ do ano. Ou vai ou vai. Percebi isso conversando com varejistas no qual vão apostar tudo e, principalmente, na Black Friday. O Varejo está estocado e precisa vender. A Upstream foi um destaque no evento devido aos cases de sucesso que já somam mais de 40 clientes”, reflete Patrick Marquart.

Reforçando essa visão, em pesquisa recente dada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, aponta que 62% dos consumidores fazem de duas a cinco compras por mês, enquanto 85% dos brasileiros fazem uma compra por mês na internet. Com adeptos do e-commerce aumentando gradualmente, a perspectiva é de que o setor encerre 2023 movimentando cerca de R$ 186 bilhões, de acordo com Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Com a crescente necessidade de inovar, os varejistas estão também inovando em suas estratégias de captação.

“Considero o SEO o alicerce do e-commerce, pois ele é o caminho que guia os consumidores até a vitrine digital de sua loja, tornando visível, acessível e atraente para o mundo online”, conta Lisane Andrade, CEO e cofundadora da Niara, solução apresentada como ferramenta inovadora para os participantes do evento. O fórum também destacou a crescente importância dos marketplaces na estrutura do comércio eletrônico, com muitos participantes argumentando que uma estratégia bem sucedida de marketplace pode ser a chave para alcançar um crescimento.

“É essencial que os varejistas tenham uma atuação ampla e não foquem apenas num canal. Ter um e-commerce é essencial, mas é importante estar presente também nos marketplaces mais conhecidos para gerar uma maior visibilidade. Sem esquecer, é claro, do investimento em anúncios através do Google e Redes Sociais.” Comenta, Ricardo Martins, CEO da TRIWI. A discussão sobre segurança digital foi outra área de foco, especialmente considerando o aumento recente de ataques cibernéticos. As sessões foram enriquecidas com exemplos práticos.

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