A vocação de Itabira para ser polo em Educação e Saúde foi reforçada nesta sexta-feira (2), com o lançamento oficial da Faculdade do Centro Universitário UniFuncesi. A iniciativa foi a partir de acordo firmado entre a instituição educacional e a Vale, concebido dentro do programa “Itabira Sustentável”, modelo de gestão encabeçado pela Prefeitura Municipal com olhos para futuro pós-mineração do município, e foco em ferramentas para diversificar economia.
“É uma conquista que marca esse novo modelo de gestão. Um projeto construído a várias mãos e que vai impactar o presente e o futuro de Itabira. Estamos falando de impactos diretos para a Educação, para a Saúde, para o Desenvolvimento Social e para o Desenvolvimento Econômico. Um projeto em Itabira, mas com desdobramentos para toda região. Mais um grande passo para que a gente se consolide como referência em Minas Gerais”, definiu o prefeito Marco Antônio Lage.
O Itabira Sustentável é concebido desde o primeiro ano da atual gestão, com apoio direto da Vale. O programa é voltado para o desenvolvimento econômico e social do município, com projetos nas áreas de Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Infraestrutura e outros. A Faculdade de Medicina da Funcesi é o primeiro produto concretizado do programa. Por meio dessa parceria, a mineradora fará os investimentos necessários para estruturação do curso.
“Será um curso capaz de proporcionar ao aluno a oportunidade de trabalhar considerando as necessidade de saúde da população, que ele esteja mais póximo da comunidade, com inserção precoce no campo da prática, e que discuta os problemas da população atendida não só considerando a dimensão biológica, mas também a psicossocial, estando apto a atender na região”, destacou a médica pediatra e coordenadora do curso de Medicina do UniFuncesi, Ana Paula Pinheiro.
O município se comprometeu a disponibilizar as estruturas de saúde da cidade para o ensino dos médicos que serão formados no UniFuncesi. “Isso foi um diferencial e contribuiu para que alcançássemos a nota máxima na avaliação do Governo Federal. Este é um curso que nasce muito forte, graças a essas parcerias. Estamos certos de que não teremos uma Faculdade de Medicina, mas a Faculdade de Medicina”, disse o presidente da instituição de ensino superior, Maurício Mendes.
Deixe um comentário