No primeiro mês do ano em 2023, as empresas brasileiras regularizaram 47% das dívidas inadimplentes em até 60 dias de negativação. De acordo com o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, foi o setor “Utilities”, que contempla contas básicas como gás, energia e água, que obteve o maior nível de contas pagas, marcando 56,8%.
Já o segmento “Outros”, composto por credores que atuam na indústria, agronegócio e no terceiro setor, ficou em segundo lugar com 56,6%. O ranking das regiões na recuperação de dívidas em até 60 dias de negativação mostrou que o Nordeste liderou com o maior percentual em janeiro, o Norte veio em seguida, depois o Centro-Oeste, o Sul, e o Sudeste.
“Para que compromissos financeiros como financiamentos e com fornecedores sejam sanados, os empreendedores precisam primeiro honrar com as contas que garantem o funcionamento mínimo do seu negócio para continuarem atuando”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. Dívidas atrasadas com até um ano receberam 20% de pagamentos e 6% foi a taxa das dívidas acima do prazo.
Deixe um comentário