Os moradores do bairro Jardim das Oliveiras se reuniram terça-feira (2), com as gestoras das Secretarias Municipais de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT), Elaine Mendes; a de Assistência Social (SMAS), Nélia Cunha, e representante da pasta da Saúde (SMS), a superintendente de ações em saúde, Alice Teixeira, para apresentar o projeto de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) para atender os itabiranos da área de entorno. O encontro foi pedido do vereador oposicionista Sidney Marques “do Salão” com a finalidade de esclarecer dúvidas e demandas.
Os personagens públicos apresentaram a política de erguer novas UBS. O bairro também contará com novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Esta obra já começa na próxima semana, com capacidade para atender cinco mil famílias referenciadas nos bairros: Bela Vista, Campestre, Cidade Nova, Colina da Praia, Eldorado, Praia, Santa Inês, Jardim das Oliveiras, Juca Rosa, Santa Matilde, Nova Vista, São Pedro, São Francisco, e Santo Antônio, a vila Santa Izabel; e as comunidades rurais: Fundão, Ribeirão São José, Laboriaux, Engenho e Oliveira Castro.
O prazo para a entrega da unidade do Cras é de oito meses, contados a partir da assinatura da ordem de serviço, que está prevista para ocorrer na próxima semana. O valor da obra é de R$ 1.713.795. O terreno onde será construída, atualmente, acolhe a quadra de esportes do bairro Jardim das Oliveiras. Neste caso, será necessário transferir o equipamento esportivo para outro local, já definido pela Prefeitura de Itabira, trecho da avenida Mariana, s/n, onde no passado estava instalado um depósito de itens para descarte e venda (antigo ferro velho do Getúlio).
“Só no bairro Jardim das Oliveiras são 3.590 atendimentos realizados anualmente, além da concessão de 690 benefícios eventuais. Em relação à moeda social Facilita, o bairro tem quase mil famílias beneficiadas e 24 mulheres contratadas pelo Facilita Trabalho, sem contar com as seis que estão em fase de contratação”, destacou a gestora da SMAS Nélia Cunha. A construção da UBS Jardim das Oliveiras está em fase de projeto. A proposta é que a unidade tenha capacidade para atender 10 mil usuários, com 12 novos consultórios médicos, farmácia, salas para coleta de sangue e vacinação, consultório odontológico, e estacionamento.
Assim, a unidade acolherá quatro equipes de atendimento, a mesma configuração da UBS do bairro Gabiroba, em construção. De acordo com a gestora da SMOTT, Elaine Mendes, a expectativa é de que a obra comece até o segundo semestre de 2023. “Por se tratar de uma obra que precisa cumprir as peculiaridades da área, como aprovação também da Vigilância Sanitária, o prazo para dar início à licitação é um pouco maior. Porém, a entrega equivale ao que a comunidade merece, unidade equipada, aconchegante e com profissionais qualificados”, explicou a secretária.
Deixe um comentário