Segunda turma do Facilita Trabalho, garante oportunidade para mais 100 mulheres

O programa Facilita Trabalho, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) garante encaixe no mercado de trabalho, com emprego, renda e capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A ação começou em 2022, atendendo 50 beneficiadas, assistidas pela SMAS. Agora, o programa teve o seu formato ampliado e passa a contemplar mais 100 mulheres, somando 150 trabalhadoras.

O anúncio foi feito pelo prefeito Marco Antônio Lage, na quinta-feira (20) na recepção das contratadas na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Ele reforçou a importância do programa para dar dignidade das famílias em situação de risco social, ofertando oportunidade do empoderamento econômico. “Eu estou muito feliz por vocês, mulheres beneficiárias, que estão conquistando o seu espaço no mercado de trabalho, isso é cidadania”, destacou.

Lorraine Campos de Souza, do bairro Santa Ruth e beneficiária do Facilita Trabalho, participar do programa garantiu o  primeiro emprego com carteira assinada. “Estou gostando muito principalmente do curso de panificação porque eu consigo fazer produtos para vender. E também trabalho na escola que já fui aluna. É muito bom pra mim”, relatou Lorraine. O Facilita Trabalho contempla as mulheres que são beneficiadas pela moeda social eletrônica, Facilita.

Crédito: Prefeitura de Itabira

Nélia Cunha, titular da SMAS, explicou que as primeiras mulheres tiveram a oportunidade de fazer o curso de panificação, salgados e doces, e trabalham nas secretarias de Educação, e Agricultura (auxiliar de cozinha, pátio escolar e portaria). Nesta segunda fase, beneficiadas terão oportunidade de fazer o curso de auxiliar ambiental e de serviços gerais, para atuarem nas secretarias de Meio Ambiente, e Desenvolvimento Urbano.

“Essas mulheres estarão atuando na zeladoria da cidade, espaços culturais e em setores públicos e, como as contratadas na primeira fase, também receberão meio salário-mínimo, vale transporte para o trabalho e transporte para chegarem até o curso”, disse a secretária. O Facilita Trabalho é a extensão do programa, uma vez que são as mulheres cadastradas para receberem a moeda social, empregadas pelo programa da Prefeitura de Itabira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *