À medida que a população envelhece, os brasileiros adiam aposentadoria

As pessoas estão vivendo cada vez mais, em grande parte graças às melhorias na qualidade de vida e à evolução da tecnologia e medicina. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a expectativa de vida global atualmente é de, em média, 72,8 anos, muito mais que em décadas passadas. Com isso, a população economicamente ativa aumenta e, consequentemente, a tendência afeta questões como aposentadoria. Segundo edição recente do estudo anual da Randstad, Workmonitor, cerca de 57% dos brasileiros afirmam que sua atual situação financeira os impede de se aposentar no prazo que gostariam, grande parte por conta do aumento do custo de vida pós-pandemia.

Idealmente, 34,5% deles gostaria de se aposentar antes dos 60 anos. A porcentagem se repete no âmbito global, com 33% dos participantes apresentando o mesmo desejo. O levantamento, que contou com a participação de 35 mil trabalhadores de 34 países, tem o objetivo de entender os anseios e desafios das pessoas no último ano e está em linha com muito do que se tem discutido, a exemplo do evento SXSW, que ocorreu neste mês nos Estados Unidos, onde temas como envelhecimento da população global e a permanência dos idosos por mais tempo no mercado de trabalho foram temas de destaque.

Durante as palestras da conferência, muito se falou também sobre a necessidade de reafirmar os benefícios associados à longevidade para toda a sociedade, empresas, governos e instituições, já que a tendência é que a população envelheça cada vez mais em todo o mundo. Há ainda quem decida adiar sua aposentadoria por opção: ainda segundo o relatório do Workmonitor, cerca de 35% dos brasileiros entrevistados – 32% globalmente – sentem que precisam do trabalho em suas vidas para se manterem ativos. Um dos pontos debatidos tem sido que a felicidade na idade madura está totalmente ligada às conexões com outras pessoas, tanto afetivas como profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *