O mês de março teve momentos marcantes de uma história de conquistas e batalhas, que segue com desafios diários por igualdade e respeito. Há muitos números e levantamentos que consolidam essa trajetória de evolução do sexo feminino frente à sociedade. Dados da consultoria Grant Thornton relativos a março de 2022, revelam que no Brasil, 38% dos cargos de alto escalão nas empresas são ocupados por mulheres, o que coloca nosso país na quarta posição no ranking da representatividade feminina no mercado de trabalho, acima da média na América Latina, que é de 35%, e da global, de 32%.
E nesse cenário está a Erivania que passou do cargo de zeladora ao de líder de produção na empresa catarinense Incofios. Aliás, as mulheres dominam esse setor, respondendo por 60% da mão de obra na cadeia têxtil e de confecção, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Erivania tem 47 anos, é casada e tem quatro filhos, todos maiores de 18. Iniciou na Incofios em 2010, como zeladora. Em poucos meses, recebeu a oportunidade de passar pelos processos da empresa e começou a trabalhar nas máquinas na área de fiação de penteado.
“Vi minha vida mudar em pouco tempo. Em 2012 passei a integrar a equipe do laboratório como tituladora onde fiquei até 2020. Mas, ao assumir esse desafio também assumi outros e foi onde a falta de escolaridade pesou. Porém, tive todo apoio da empresa para retomar os estudos e seguir evoluindo dentro do quadro de funcionários. Conclui o segundo grau, fiz graduação e MBA em Gestão da Qualidade em 2021 passei para o cargo de laboratorista”, conta. Após 10 meses como laboratorista, Erivania foi convidada a integrar a equipe de liderança, um desafio e tanto, sendo a primeira mulher a fazer parte da equipe de supervisão.
Deixe um comentário