
Georgya Correa
De acordo com a mestre em educação Georgya Correa, a forma com que as escolas se organizam precisa fazer sentido para os estudantes e a partir disso, se dá a importância de se inverter a lógica educacional. “Hoje, em primeiro lugar, com o advento, as descobertas da neurociência, sabemos que ‘fazer sentido’ é algo de extrema importância para a aprendizagem. Além disso, outros pontos como estimular a curiosidade, o prazer, conectar com emoções e sentimentos tornará o processo muito mais eficaz”, explicou Georgya Correa.

Foto: Pixabay
Segundo a educadora, quando ouvimos frases como: “mas antigamente a aprendizagem, os conhecimentos eram depositados para que os estudantes o fixassem e isso funcionava” ou “eu aprendi da forma tradicional e funcionou para mim, então isso funciona” é preciso ter atenção e saber que até pouco tempo atrás o mundo buscava ardentemente conseguir informações. Isso já era por sí só algo complexo. Não vivíamos em um mundo globalizado, com internet, então o que se tinha acesso eram textos, pesquisas descritas.

Mestre de educação
“Hoje o conhecimento está aí. Então, para despertar o interesse das novas gerações precisamos mais do que letras, números registrados para serem decorados. Antes isso era o suficiente e adquirir esse conhecimento, simplesmente o saber mais podia ser estimulante. Atualmente, não mais. Mas, e se começássemos justamente pelas escolhas, pelas construções, fazendo descobertas, e despertando a curiosidade sobre questões que permeiam o universo de cada faixa etária?”, indagou.
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