A fábrica de insulinas da Novo Nordisk em Montes Claros, interior de Minas, inaugurada dia 18 de janeiro, traz um novo conceito, de sistema para captação de água pluvial com capacidade de uso de 80 milhões de litros por ano. A utilização do sistema de captação de água de chuva economizará 40% do consumo do recurso da concessionária de água local, quantidade de água suficiente para abastecer mais de 6 mil casas, com quatro pessoas, ao longo de um ano.
Durante o segundo semestre de 2022, além da lagoa, a fábrica também direcionou seus esforços para a construção de uma Estação de Tratamento de Água, com sistemas de decantação, filtragem, ultrafiltração e purificação da água para atendimento aos requisitos legais de potabilização. Este sistema passou por um processo de validação e aprovação da Vigilância Sanitária para ser autorizado a reutilizar a água da chuva na fabricação de medicamentos.
A unidade de Montes Claros da Novo Nordisk é reconhecida como a maior fábrica de insulina da América Latina e uma das mais modernas do mundo, responsável por 30% da insulina produzida mundialmente pela empresa e 15% da insulina consumida no mundo, totalizando sozinha 25% de toda exportação de medicamentos do Brasil. A unidade produz insulinas para 50 países, incluindo o Brasil, onde parte da produção é destinada ao SUS (Sistema Único de Saúde).
Deixe um comentário