Minas: e-commerce de pequenos negócios fatura mais de R$ 289 milhões em 2022

Em 2022, as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) online de Minas Gerais movimentaram R$ 289,5 milhões com o comércio digital, valor cerca de 26% superior ao de 2021 (R$ 230 milhões). Os dados inéditos são da 8ª edição do NuvemCommerce, estudo anual sobre o e-commerce e empreendedorismo. Em Minas Gerais, o volume de pedidos (que podem incluir um ou mais itens em uma única venda) cresceu 20% no último ano, alcançando 1,2 milhão. E o ticket médio chegou a R$ 231,20 (+ 7%).

Para Luiz Natal, gerente de desenvolvimento de plataforma da Nuvemshop, Minas Gerais teve boa evolução no e-commerce apesar do ano desafiador. “Nosso estudo aponta que o comércio online segue crescendo no Brasil e, principalmente, nos pequenos e médios negócios locais. Minas Gerais se destacou na pesquisa apresentando crescimento relevante em faturamento superior a outros Estados”. Minas Gerais ficou em segundo lugar no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará.

A pesquisa ainda aponta os cinco segmentos de e-commerce que tiveram maior faturamento durante o ano de 2022 em Minas Gerais, são: Moda (R$ 150,4 milhões), Acessórios (R$ 14,8 milhões), Casa & Jardim (R$13 milhões), Saúde & Beleza (R$11 milhões) e Equipamentos e Máquinas (R$9,3 milhões).O perfil do empreendedor: 55% das lojas virtuais são administradas apenas por uma pessoa, enquanto 41% possuem de dois a cinco colaboradores. A maioria (72%) não possui loja física.

Sobre os desafios enfrentados pelas PMEs brasileiras no fim do ano passado, 40% dos empreendedores afirmam que a falta de capital de giro para reinvestir no negócio foi a maior dificuldade. Outros desafios foram a falta de tempo (19%) e conhecer e dominar as ferramentas necessárias para crescer (18%). Além disso, quando perguntados sobre os problemas enfrentados no e-commerce, os empreendedores afirmam que a baixa taxa de conversão (71%) e o alto custo de frete (33%) são os principais, seguidos por carrinhos abandonados (27%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *