Levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) indica que o mercado brasileiro de motocicletas está aquecido. Segundo o estudo, as vendas de motocicletas no Brasil somaram 1.229.987 unidades entre janeiro e novembro de 2022, alta de 17% em relação ao mesmo período de 2021. E para isso, é importante reforçar aos motoristas, o dever de olhar com cautela a manutenção do óleo do motor.
“É vital os consumidores escolherem óleos lubrificantes adequados para motocicletas, ao invés de utilizarem óleos produzidos para motores de carros, algo muito comum. O uso do produto inadequado pode prejudicar o funcionamento da motocicleta a médio e longo prazo,” explica Fabio Araujo, gerente de negócios para óleo de motor. Os motores de motocicleta são normalmente resfriados a ar e têm cárteres menores.
“As motocicletas utilizam o mesmo óleo para lubrificar o motor, a embreagem e a caixa de câmbio, como um único e complexo sistema. Como o óleo do motor do carro de passeio não é desenvolvido com foco na lubrificação e proteção de engrenagens, apenas o motor, ele não contém a tecnologia adequada para proteger as engrenagens,” explica Fabio Araújo. Problemas nas engrenagens estão entre as principais razões dadas para levar motocicletas à manutenção.
Deixe um comentário