Uma ideia inovadora implantada no condomínio Jardim das Oliveiras, no bairro de mesmo nome, tem contribuído com a dispensação correta de inservíveis, longe do contato com animais, além de ter contribuído para a conservação do lixo até o correto recolhimento e destinação, mas, principalmente mantendo o espaço mais limpo, atrativo e agradável, sem odores. Foi instalado um contêiner trancado por cadeado até a chegada do caminhão da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), com rodas para mobilidade, material resistente, inclusive a roedores, e tampa hermética.
“Nossas lixeiras eram bem antigas, e desde a época da implantação do condomínio. Pessoas que buscam alumínio, como latas de bebidas para venda ou reutilização, espalhavam o lixo pela rua, além dos animais que iam atrás dos restos de comida. Encontramos a solução através desse contêiner, hoje uma tendência, já em várias cidades do Estado de São Paulo. O lugar fica muito mais limpo, evitando baratas, ratos e animais peçonhentos, além de vedar o mau odor, porque reserva o chorume. O sistema de bascula, ajuda na colocação dentro do caminhão do lixo”, disse o síndico Wemerson Fernando Honório, em entrevista à rádio Itabira.
O condomínio agrega três edifícios, com 160 apartamentos, somando mais 400 moradores, que geram cerca aproximadamente de 900 quilos de inservíveis semanalmente. Os contêineres tem capacidade para mil litros. O zelador apenas tem a missão de destrancar o dispositivo, respeitando o dia e horário da coleta, além de organizar a limpeza na área destina ao armazenamento dos inservíveis. Outra vantagem segundo o síndico é a economia nos produtos de limpeza na manutenção do espaço. “Esse quarto azulejado pra receber o lixo, precisa de menor trabalho de limpeza”, disse o responsável pelo condomínio.
“Conheço Wemerson há tempos e com a ideia nesse condomínio, vimos à viabilidade da Itaurb fazer esse investimento em inovação, sim. Já começou pelo condomínio Jardim das Oliveiras, e foi muito bacana. Temos a vontade de espalhar essa prática a outros prédios, principalmente no Centro de Itabira, mas também instalar em lanchonetes, restaurantes, bares e supermercados que trabalham com alimentos prontos. Aqueles que fecham mais tarde, às vezes, colocam o lixo já de madrugada na rua, e acaba sendo exposto a animais e outras coisas”, disse Amílson Nunes, diretor-presidente da Itaurb.
“As pessoas passaram a não ter contato direto com o lixo, evitando acidentes com riscos que o lixo oferece. Antes de implantar, conversei com Amílson da Itaurb, que foi a congressos e disse se tratar de uma nova tendência, e pode ser implantada em toda a cidade. Dois bairros pilotos receberão testes em 2023, e condomínios serão convidados, principalmente na área central. Esses contêineres são a solução para esse tipo de necessidade”, explica Wemerson Fernando Honório. Interessados em informações adicionais podem contatar o síndico pelo telefone/whatsapp: (31) 98760-3409.
Crédito fotos e vídeo: Wemerson Fernando Honório
Deixe um comentário