FSFX e Usiminas participam de pesquisa internacional sobre vacina contra a covid-19

FSFX

Foram publicados no Frontiers in Immunology os resultados do estudo realizado simultaneamente em quatro países, Argentina, Brasil, Itália e México, envolvendo quase 2000 funcionários das empresas do Grupo Techint, com o objetivo de verificar a efetividade da imunização e, portanto, a segurança após a vacinação contra a covid-19, avaliar a eficácia das vacinas aprovadas e estimar a duração dos níveis de anticorpos no sangue. O estudo foi coordenado pelo Humanitas com o Hospital Clinica Nova de Monterrey, no México, e a rede hospitalar da Fundação São Francisco Xavier (FSFX)

“Os nos dizem que todas as vacinas induziram uma resposta de anticorpos, incluindo Sputnik e Coronavac. A amostra diz respeito ao SARS-CoV-2 até a chegada da variante Delta. Como o estudo ainda está em andamento, no futuro também poderemos avaliar a eficácia das diversas vacinas na proteção contra a doença,” explica a professora Maria Rescigno, docente de patologia geral e vice-reitora responsável por pesquisa na Universidade Humanitas, que coordenou o trabalho. Os dados coletados também incluíram os eventos adversos relacionados à capacidade das vacinas de induzir anticorpos.

O protocolo do estudo, que ainda está em andamento, prevê 5 amostras de sangue para cada pessoa de acordo com um cronograma preciso: imediatamente antes da primeira dose e da segunda dose, 21 dias após a segunda dose, 6 meses após a segunda dose, 12 meses após a segunda dose. Os investigadores dos quatro países utilizaram o mesmo tipo de teste, particularmente sensível, e com um range de avaliação muito ampla, capaz de não achatar os dados relativos a limiares elevados de anticorpos no sangue, de modo a poder também comparar respostas com amplitudes diferentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *