Na noite desta quinta-feira (24) a agência de Itabira da Cooperativa de Crédito Sicredi Liberdade, foi inaugurada em Itabira. O evento marcou o investimento do grupo em território mineiro, depois de reunir mais de 32 mil associados no Sicredi Fronteira Sul RS, no interior gaúcho. A proposta de expansão prevê mais 25 agências em Minas Gerais, a segunda delas, inaugurada nesta sexta-feira (25), em João Monlevade. Autoridades, empresários, investidores e personalidades itabiranas, entre várias outras pessoas da sociedade, prestigiaram a inauguração do polo, e ouviram do diretor-executivo a finalidade da implantação: “invés de levantar muros, queremos construir pontes,” disse em pronunciamento, Juliano Nunes de Oliveira.
O Sicredi é uma união de pessoas para resolver os problemas comuns entre elas, principalmente no acesso ao crédito. A instituição financeira cooperativa oferece a todos os associados à condição de ser um dos donos do negócio, como parte do quadro social, oferecendo mais de 300 produtos de solução financeira. E ao final de cada o ano, nas Assembleias, os associados decidem sobre a destinação do superávit, seja na distribuição ou no investimento, como foi à decisão em chegar a Minas Gerais. No sistema cooperativo, a cota capital reúne recursos e pode ser usada como uma renda complementar, similar a previdência social, com um fator determinante: a busca pelo desenvolvimento da região onde está instalada, em projetos como o de educação financeira.
A inauguração contou com membros do Conselho de Administração e Fiscal, diretoria e colaboradores. “Independentemente de onde for, estaremos aqui para apoiar no desenvolvimento, e para construir uma Itabira mais próspera para todos”, disse o gerente da agência de Itabira, Gustavo Sedrez Bunde. A agência conta com uma nova ideologia de atendimento, sem portas giratórias e caixas eletrônicos, mais íntima aproximação e interação com a sociedade, com três salas de coworking, espaço de reunião, para associados e não-associados, mediante agendamento prévio. O processo de implantação teve inicio há aproximadamente 12 meses, e antes da agência física, atendia em escritório compartilhado na Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), há 90 dias.
“Para chegarmos aqui, muitas pessoas confiaram no projeto desde o início. O mineiro acolhe, e assim que confia, recebe como irmão. O Sicredi é do tamanho que a cidade onde estar desejar. Chegamos à Itabira, com soluções, e instalações modernas e pra ficar, prezando pelo bom relacionamento. Pessoas pra se reunirem sempre tiveram um problema comum para se resolver, e assim nasceu o cooperativismo. Itabira tem agora uma grande parceria, para desenvolver projetos de diversificação junto com os demais segmentos, com a função de cooperar no desenvolvimento econômico e social, buscando a excelência em nossa proposta, para uma sociedade cada vez mais próspera”, concluiu o presidente do Sicredi Liberdade, Geraldo Ott Filho. A Sicredi é a primeira cooperativa do Brasil com mais de 120 anos de história, e 41 anos de atuação em solo gaúcho.
Em Itabira, apesar do curto tempo de atuação, já são cerca de 200 associados, que já destacam uma experiência positiva com essa parceria, contando com a nova agência, que atuará de segunda a sexta-feira, entre 8h e 19h, e foco exclusivo dos especialistas em entender oportunidades, gerando negócios, inclusive de forma remota. “Desde 2006 somos uma cooperativa de livre admissão. A partir do ano passado, a nossa central do Rio Grande do Sul abriu espaço para expansão em Minas Gerais. O Conselho avaliou estrategicamente com a diretoria executiva, que considerou ser à hora de conquistar novos espaços”, disse o presidente da Sicredi Liberdade, Geraldo Ott Filho. A agência da Sicredi está instalada na rua Dona Modestina, 21, Centro.
Deixe um comentário